Sobre emissão de Passaporte

Se você chegou agora, preciso te contar que vou para Orlando e estou dividindo meu planejamento aqui no blog. Hoje vou falar sobre Passaporte que é a primeira coisa, seguida pelo Visto Americano, claro, que você deve considerar quando decide visitar os Estados Unidos. Eu, após marcar minhas férias já procurei adiantar essa etapa do planejamento.

Mickey e Pateta ansiosos (como eu!)
O Passaporte nada mais é do que o documento que te permite viajar para outros países (alguns países necessitam de visto, enquanto outros não exigem nem o passaporte, como no caso do Uruguai, por exemplo). Ele vai ser seu documento válido em terras estrangeiras. O passaporte é emitido pela Polícia Federal e o processo é bem simples.

Você deve entrar no site da Polícia Federal, no menu para solicitação de Passaporte. Verifique antes a lista de documentos necessários para o requerimento. Clicar em Requerer Passaporte e preencher o formulário que é bem simples e explicativo. Ao final desse processo, é gerada uma GRU, que é o boleto que você deve pagar para poder agendar sua visita ao posto da Polícia Federal. Quando eu solicitei, o valor era de R$257,25 e ele é válido por 10 anos.

Assim que o pagamento for identificado, o sistema da PF libera o agendamento para que você visite o posto da PF e tire uma foto, colete digitais e confirme as informações. Eu agendei em São Caetano do Sul e o atendimento foi bem rápido. Uma semana depois o passaporte já estava disponível para retirada no mesmo local.

Atualmente está ocorrendo um atraso na emissão de passaportes devido falta de matéria prima. Então o prazo que era em torno de 7 a 10 dias agora está em torno de 30 dias. Logo, é bom se atentar a isso caso você esteja planejando uma viagem ao exterior. Outro ponto importante é que você deve sempre confirmar as informações no site oficial da PF, já que eu estou aqui apenas contando minha experiência e dependendo de quando você estiver lendo isso, o procedimento pode ter sofrido alguma alteração.

A minha dica é sempre fazer com uma boa antecedência, considerando a validade longa do documento e também o fato de você ainda precisar da aprovação do seu visto americano antes de começar a providenciar sua viagem.

O próximo post dessa saga do meu planejamento da viagem é sobre o Visto. Caso vocês queiram saber sobre algum outro assunto, basta perguntar ai nos comentários!

Comentários

  1. Estou amando todas essas matérias. Vou continuar acompanhando todas as outras publicações.
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Christian, eu aceito também sugestões para novos posts sobre a viagem, vaso queira saber de algum assunto específico e eu puder ajudar, será ótimo!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Oi, oi Aline!
    É ótimo acompanhar o seu planejamento pra viagem, principalmente pra mim que não entendo bulhufas dessas documentações. Estou bastante curiosa sobre a solicitação do visto, todo mundo diz que é mega complicado, então vou esperar seu post sobre!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Que bom que você está gostando dessas postagens! Domingo vou falar de visto. Tentei falar da minha experiência e citar os pontos mais importantes. Se você tiver alguma dúvida específica pode me perguntar e eu vou tentar responder.

      Um beijo!

      Excluir
  3. O meu ainda é aquele antigo, válido só por 5 anos. Mas eu ainda me lembro tanto a emoção de tê-lo, quanto a emoção de receber o primeiro carimbo nele! :D É muito surreal! :)
    Tenho certeza que você tbm irá se sentir nas nuvens quando isso acontecer!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      Imagino que seja muito especial mesmo, nao vejo a hora de viver esse momento:)

      Um beijo!

      Excluir
  4. Oiee... tirei meu passaporte já, só está faltando mesmo o dinheiro pra viagem kkk me leva na mala?

    Quero conhecer o parque do Harry Potter =)

    Colecionadores de Livros
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah aqueles parques são um sonho mesmo! Não vou poder levar na mala, mas prometo que quando voltar eu vou contar tudo aqui!


      E se você se planejar com certeza vai conseguir fazer essa viagem! Tô na torcida :)
      Um beijo!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Ah, eu não cheguei a ter o outro :( vai ser minha primeira aventura fora do Brasil!

      Um beijo!

      Excluir
  6. Eita que delícia que deve estar sendo essa preparação!! Aproveita e divirta-se! *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, a ansiedade está enorme, tudo está sendo novo, uma aventura!

      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top