um ano novo de presente

Depois de ter feito a retrospectiva de 2022, eu trouxe as expectativas e planos para esse ano que está começando agora. Eu fiquei alguns dias pensando sobre as coisas que eu quero realizar e esse ano e também qual seria o preceito ou palavra para 2023 e depois de entender o momento que eu estou vivendo e também avaliar todas os meus desejos para esse ano novo, eu escolhi uma palavra que acredito que vai me dar forças e também me lembrar do que eu preciso para chegar onde quero...

Então, chega de mistério...

Para 2023 a palavra guia é MOVIMENTO.

Photo by Dave Poore on Unsplash


Movimento porque a vida é feita de movimento, e também porque o ano começa com uma mudança na vida do Everton que vai movimentar a minha vida também e lembrar que a vida é feita dessas mudanças e desses movimentos vai me ajudar a me organizar com a nova realidade. Movimento porque eu quero finalmente estabelecer algumas coisas para mim e isso vai demandar que eu me mova, que eu pare de apenas planejar, desejar e vá de fato me mexer pras coisas acontecerem... Então eu quero me inspirar nessa palavra sempre que eu achar não vou conseguir... TODO MOVIMENTO CONTA, toda pequena ação vai fazer a diferença. O que vai de encontro com todo aquele meu momento de me conhecer e entender meus processos, fazer um pouquinho por vez... Mas fazer.

Sobre as metas, resoluções, planos, eu reformulei aquela minha lista que todo ano parece a mesma então eu repensei sobre o que estava colocando aqui que de fato não estava funcionando e tentei adaptá-la para que ela seja possível. Vou usar o mesmo formato dos outros anos, porque gosto dele, então vamos lá:

SER ESTRATÉGICA para resolver minhas questões e lidar com as coisas que me
incomodam ou me desafiam. O objetivo é sempre buscar a paz e a gente não consegue paz se estiver sempre em guerra. Essa foi uma das lições que aprendi em 2022 e quero levar pra vida, então fica como uma meta pra esse ano.

PRIORIZAR O QUE É IMPORTANTE E ME DEDICAR A ISSO. Essa foi a forma que eu encontrei de tentar resolver aquela minha meta de uns 64 anos que falava sobre disciplina e organização. Eu não consigo dessa forma, então vou tentar priorizar as coisas que quero e fazer com que elas aconteçam como eu quero dentro daquilo que eu tenho poder de decisão. A gente sabe que sem organização e disciplina isso é quase impossível, então vou pensar nessas habilidades como meio e não como objetivo, acho que agora vai!

EXPLORAR MINHAS POTENCIALIDADES porque eu tenho várias e eu deixo a rotina me engolir, eu priorizo tudo em volta de mim, eu procrastino e eu acabo explorando muito pouco o que eu tenho de bom. Então eu quero praticar/estudar mais a dança, o crochê, minha escrita e olhar mais para as coisas que quero desenvolver na carreira também.


No final das contas eu resumi tudo em 3 grandes objetivos e para isso eu preciso da minha listinha de plano de ação.

  • Ler mais e dessa vez eu quero pelo menos anotar o nome dos livros que eu li pra organizar isso no final do ano. Não sei se vai ser no diário de leituras, não sei se vai ser aqui no blog, ainda não pensei...
  • Me movimentar a palavra é movimento e eu sei que no meio do ano passado eu dei uma relaxada em algumas coisas e agora eu quero retomar e começar coisas novas. Então vou escolher meus exercícios preferidos e me organizar para encaixá-los na minha rotina.
  • Melhorar minha relação com dinheiro porque eu baguncei toda minha vida financeira e isso está me incomodando bastante. O que gera muita ansiedade e me paralisa para muitas coisas.
  • Escrever muito porque me liberta, me organiza e me ajuda a desenrolar o que está bloqueado na minha mente.

Eu diminui bem as duas listas, porque eu sei o que preciso e muita coisa era redundante. E também decidi que vou dividir as coisas que eu quero fazer nos meses do ano e ir me organizando com isso. Todas essas coisas são parte dos meus processos e eu vou me permitir ir testando formas de chegar onde quero. Mas tenho muitos planos e estou bem empolgada. Algumas coisas eu pretendo mudar radicalmente até o final do ano, respeitando minha maneira de fazer as coisas...

Estou feliz e empolgada, E vou aproveitar esse post para falar das metas de janeiro, aproveitando que estamos no começo do mês porque assim não preciso fazer um outro post só para isso... 

Começar a Natação: Eu já comprei os materiais básicos para começar (maiô, touca, óculos) ai eu espero que quando esse post sair eu já tenha feito a matrícula. Quando eu começar eu volto aqui para falar desse assunto.

Começar a fazer planejamento financeiro: essa é uma meta que eu quero já começar logo em janeiro porque quero que ela percorra o ano. Então esse mês eu quero, pelo menos, descobrir uma forma de organizar minhas finanças e começar a fazer isso.

Praticar yoga pelo menos 1 vez por semana: eu já paguei o curso, eu gosto de fazer, então é só colocar isso na rotina.

Então essas são as minhas metas para o ano e minhas prioridades de janeiro. Espero voltar no final do mês para falar que consegui fazer tudo o que me propus a fazer.

E como vocês começam esse ano? Quais os planos?

Comentários

  1. Eu também já coloquei meu planejamento do ano em prática.
    Fiz uma análise do ano de 2022 e percebi que deixei muitas metas (sonhos/ objetivos) de lado, e esse ano vou colocar em prática. Na verdade já comecei, aos pouquinhos agora em janeiro.
    Sobre a relação com o dinheiro, eu lhe entendo. Eu também não tenho tido uma boa relação com essa parte financeira, o que me deixa estagnada.
    Bom, feliz ano novo para nós e que 2023 seja mais leve!

    Blogger | Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas dessas coisas já estão acontecendo na minha vida nesses 21 dias de Janeiro! O que está sendo bem legal. É bom aproveitar esse "gás" do ano novo pra ir colocando as metas em andamento né?
      Eu comecei a organizar a parte do dinheiro, mas ainda estou com a rotina bagunçada, porém vou ajustar. Vai dar certo rs
      E espero que você consiga realizar suas metas esse ano e acertar tudo o que não funcionou bem ano passado!

      Feliz 2023! Um beijo!

      Excluir
  2. Espero que consiga conquistar todos os seus objetivos e metas. Você vai conseguir!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que todos nós consigamos conquistar nossas metas, né? Acredito que o importante é fazer o melhor que pudermos com as condições que temos!

      Muito obrigada!

      Excluir
  3. Oi Aline, primeiro eu queria dizer que amei seu blog ♥
    E achei legal que temos praticamente a mesma idade hehe!
    Eu não costumo fazer metas quando vira o ano porque tenho uma fácil tendência em me frustrar haha :/
    Mas torço muito pra que você consiga realizar todas as suas metas e inclusive, feliz ano novo, que 2023 seja incrível pra você! ♥
    Ah, super me identifiquei com essa frase: "Escrever muito porque me liberta, me organiza e me ajuda a desenrolar o que está bloqueado na minha mente." Enfim, amei hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo carinho! Aqui eu já me frustrei bastante com as metas ai fui ajustando e também gosto de colocar no blog porque meio fico pensando que preciso vir aqui depois prestar contas (não tenho que nada, mas serve de incentivo) rs

      Escrever é minha ferramenta de libertação, sério! Já entendi que pra você é mais ou menos assim também.
      Um beijo!

      Excluir
  4. O budismo tem um conceito de que nada é permanente, tudo muda justamente porque tudo está em movimento. Quando a gente entende isso, a vida fica mais fácil, porque a gente para de lutar contra. Quando vi sua palavra, me lembrei disso. :) A que escolhi pra mim é "autoconfiança". Eu amei as suas metas porque achei todas elas muito criativas, sabe? Em resumo, me parece que vai ser um ano pra você colocar a sua criatividade em movimento. :) Achei isso muito lindo!

    Que seu 2023 seja mais feliz do que você está planejando!
    (E que a gente possa se encontrar, porque estou com saudades!)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a impermanência né? E é bem como você disse, parei de lutar contra a impermanência e estou aprendendo a viver com ela!
      Autoconfiança é uma ótima palavra!
      Eu adorei a definição que você deu pras minhas metas, não tinha pensado nisso. Obrigada pela delicadeza e carinho de sempre!

      Vamos nos ver sim!!

      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top