RESENHA: Capuccino de Chocolate com Creme - Elizza Barreto

Essa é mais uma daquelas resenhas gostosinhas de escrever porque o livro foi escrito por uma pessoa muito especial. Conheci a Elizza na Flipop em 2019 por conta de uma amiga em comum (a Fernanda, que eu falo muuuito aqui), descobri que ela havia escrito um livro e comprei ali mesmo. Desde então nos tornamos amigas também!  E essa resenha tá pronta faz muito tempo aguardando fotos e revisão, mas finalmente o dia de resolver isso chegou e vou poder dividir minhas impressões desse livro com vocês.

Mas vamos falar do livro!




SINOPSE: Cappuccino de Chocolate com Creme não é um livro de receitas, é sobre tudo aquilo que não está escrito em nenhuma história, mas faz parte da trajetória de cada um de nós, de forma subjetiva. Tempo, romance, escolhas, mudança de casa, mudança de vida, confiança. Alice, personagem principal, inspira os leitores através do seu cabelo vermelho marcante e da sua coragem de mudar as coisas de lugar, tomar grandes decisões, arriscar terrenos instáveis. Para isso, ela pede Cappuccinos de Chocolate com Creme, mesmo no calor de Salvador, afinal, quer aquecer a força interior que, às vezes, esquece ter. Após uma viagem à São Paulo, um furacão de incertezas atravessa o seu caminho. Bernardo a atropela, literalmente. E Benjamin, preenche suas taças com mais vinho, e dúvidas. No entanto, não se trata de escolher o melhor companheiro para compartilhar a vida, mas reencontrar a sua melhor versão diante do caos, das expectativas do outro. Entre faíscas paulistanas e brisa fresca soteropolitana, perdida no próprio tempo, Alice vai em busca de si mesma!


Alice é uma estudante de Psicologia, prestes a se formar, que está lidando com todo o nervosismo e ansiedade que o final de uma graduação trazem para a vida de um formando. Ela se vê saturada com um estágio que não é na área em que queria atuar, uma chefe "sem noção", provas, conflitos internos e aquele vislumbre do que vem pela frente.

A garota encontra calmaria no seu relacionamento de anos com Benjamin, com quem vive uma relação madura e estável, regada a vinho e confiança. O que ela não poderia prever era que em uma viagem para São Paulo, o destino resolve atropelar suas certezas (literalmente), fazendo seu caminho cruzar com o caminho de Bernardo, um garoto mais novo, com quem ela divide algumas experiências e que confunde seus sentimentos.

Ela vai precisar adicionar mais essa questão ao turbilhão que já se encontra sua vida e descobrir o que de fato é seu desejo. Sem contar todos os outros conflitos que acontecem no percurso. Mas o livro não é sobre apenas um triângulo amoroso ou sobre a escolha de um parceiro. A gente consegue se enxergar nessa garota que precisa tomar tantas decisões, a gente se vê ali torcendo por ela e tentando entender cada motivação para as ações da protagonista e também dos outros personagens.

É um livro de escrita leve, personagens bem construídos e um cuidado ao tratar das dúvidas e conflitos que passam pela cabeça de uma boa parte dos jovens. Uma coisa que eu gostei muito nesse livro é que não existe nenhum personagem perfeito, então você consegue se identificar com eles, porque eles cometem erros e acertos como todo mundo que tá vivendo fora dos livros e filmes.


Para quem quiser comprar o livro, encontrei no site da amazon a versão para Kindle.
 
Enfim, eu recomendo a leitura! A Elizza já lançou o seu segundo livro: Afetos em Ruínas que você já pode comprar no site da editora Penalux, ou então diretamente com ela.

E essa resenha demorou tanto para sair que a Fernanda (do Algumas Observações e autora do livro A intermitência das coisas) e a Elizza lançaram um livro juntas, o "Sobre o que estava tentando dizer". Nesse link a Fer falou sobre o livro e também sobre como compra-lo.


Já leram esse livro? Conhecem o trabalho da Elizza? Me contem o que acharam nos comentários.

Comentários

  1. A Lizz é incrível em tudo o que escreve, né?! :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é mesmo! Adoro ler as coisas que ela escreve! E as suas também! ;)

      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top