Ano novo, um preceito e o que fazer daqui pra frente

Quando 2018 começou eu escolhi um preceito para me guiar durante o ano e de fato, aquela pequena frase ("continue a nadar") precisou ser colocada em prática muitas e muitas vezes, quase como um mantra sendo repetido mentalmente para me ajudar a manter o foco no que eu precisava fazer. Pois bem, eu gostei tanto da ideia de ter uma frase guia, um preceito, que decidi escolher um para esse ano também:

SÊ VALENTE

Photo by Miguel Bruna on Unsplash


O motivo pelo qual escolhi essa frase em particular é a certeza de que esse é um ano em que eu vou precisar lidar com muitas situações onde a coragem se fará necessária... Coragem para ter firmeza nas decisões, para enfrentar as coisas que eu tenho medo e das quais não posso fugir (pisciana gosta de uma fuga, némesmo?). Sê valente porque o ano está só começando e como sempre a gente já precisa se preparar para o show de emoções e desafios que ele trará.


Eu fiquei com outra frase em mente, então resolvi colocá-la como primeira meta para este ano e pro resto da vida. Quem já me acompanha há algum tempinho, sabe que minhas resoluções de ano novo têm estado focadas no meu autodesenvolvimento e minha saúde mental. Então vamos a minha listinha desse ano:


  • ESTAR PRESENTE onde e com quem eu estiver porque me percebi escapando dos momentos, seja pela minha necessidade de fuga, seja por causa do celular, seja por causa da ansiedade... Eu tenho sentido dificuldade em estar presente em alguns momentos. Então pra esse ano (e pra toda a vida) pretendo viver os momentos ali na hora. De que adianta ter uma foto nova no instagram do encontro com os amigos e não lembrar do que eles falaram porque eu estava rolando o feed? Do que adianta maratonar uma série se eu estiver preocupada com uma discussão que tive com alguém no dia anterior e não prestar atenção no que assisti? Enquanto escrevo este texto estou apenas ouvindo música e me concentrando nele, sem pensar nas coisas que tenho pra fazer amanhã. Este é o momento em que eu estou vivendo e é nele que eu preciso estar.
  • AGRADECER MAIS e reclamar menos e como isso é difícil. acho que já falei demais sobre isso aqui e aqui e deve ter em algum outro post algo sobre isso. Eu sou grata pelas coisas? SIM, muito. Mas muitas vezes eu to lá só reclamando. O que vou tentar fazer daqui pra frente é pensar quais ações eu posso ter para mudar aquilo que está me fazendo reclamar e caso eu possa fazer algo, fazê-lo! Se eu não puder, me resta ter paciência e não gastar energia com situações que não vão mudar... Exceto quando for só pelo desabafo!
  • FAZER AS COISAS QUE EU GOSTO E TER RITUAIS DE AUTOCUIDADO sem a desculpa da falta de tempo. Porque a gente tem uma quantidade de horas ai no dia e não dá pra usá-las somente para o trabalho e a procrastinação. Mesmo quando a gente gosta do trabalho, é necessário entender que sem nossos hobbies, sem autocuidado, todo o esforço se torna meio que em vão. Então vou criar meus rituais de autocuidado, seja uma máscara de pele, seja um filminho com brigadeiro (aqui um autocuidado para a alma rs), seja aprender coisas novas que não necessariamente estejam relacionadas com o trabalho...
  • SER UMA PESSOA MAIS ORGANIZADA e talvez esse "mais" ai fosse desnecessário, uma vez que não sou organizada, mas vamos me dar algum crédito e dizer apenas que preciso encontrar uma forma de organização que me permita realizar tudo o que eu quero pra esse novo ano.
  • E por último, porém não menos importante, CUIDAR DA MINHA SAÚDE MENTAL. E isso significa não gastar mais energia do que o necessário com determinadas situações, aprender formas de controlar minha ansiedade, dizer não quando necessário, entre muitas outras coisas.
Mas como pessoa organizada que serei, usarei uma das coisas que tenho aprendido sobre planejamento. Não basta dizer onde eu quero chegar, eu preciso entender qual o caminho preciso percorrer. Então segue uma lista com pequenas coisas que vão me ajudar a alcançar essas metas.

  • Passar menos tempo online (além do fato de redes sociais serem um gatilho pra um monte de crises, o tempo em que eu estou com o celular na mão, muitas vezes não me deixa fazer as coisas que eu quero, que eu gosto, ou de estar presente no momento);
  • Passar mais tempo com pessoas que eu gosto e que me fazem bem;
  • Ler mais;
  • Entender meu ritmo;
  • DORMIR direito. (porque eu continuo não fazendo isso. Estou aqui escrevendo enquanto deveria estar dormindo, por exemplo);
  • Ter uma agenda / planner / bullet journal ou até mesmo um papel colado na parede (colei um calendário para começar o ano. A idéia aqui não é a produtividade exagerada, mas uma organização buscando disciplina mesmo).
Espero poder revisitar essas metas lá pro meio do ano e sentir que tenho melhorado em todas essas coisas. Continuo buscando ser sempre uma pessoa melhor, por isso tirei das resoluções, o objetivo está no sangue agora e eu acredito que estou indo bem. Acordar amanhã melhor do que dormi hoje.

Para o caso de terem sentido falta da retrospectiva de 2018, eu realmente não fiz. Escrevi alguns textos contando sobre o ano de formas diferentes, mas não consegui. Então vou listar aqui algumas coisas legais que aconteceram no ano passado: Comprei um apartamento (o @apartamento.706), fui promovida no trabalho, aprendi bordado livre, fiz duas apresentações de dança do ventre, vi gente casando, nenéns nascendo, me aproximei de gente que não imaginava, me reaproximei de pessoas queridas, me afastei de pessoas também. 

Aconteceram coisas ruins? SIM, várias,mas eu já sofri muito com elas, então vamos deixá-las no ano que acabou, não é mesmo?

Para 2018 o lema é Sê Valente e bola pra frente rs.


Quais são suas metas de ano-novo? Vamos conversar sobre isso?

Comentários

  1. Oi, como vai?
    2018 foi um ano bem difícil pra mim, e posso dizer que a frase "continue a nadar" também serviu pra mim.
    Espero que consiga cumprir todas essas metas e que faça tudo dessa listinha.
    Algumas coisas estão na minha também, como dormir direito, tem tanto tempo que eu nem sei mais o que é isso.
    Que 2019 seja um ano melhor.

    Um beijo;
    https://sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem?
      Eu vou bem, obrigada por perguntar. 2018 foi um ano estranho, foi difícil pra muita gente, mas espero que você tenha resolvido tudo que aconteceu de ruim.

      Dormir é minha prioridade, eu durmo mal e vejo que só alimento minha dificuldade...
      Boa sorte pra nós!

      Um beijo,
      Aline

      Excluir
  2. Obrigada pelo comentário já sigo o blog
    Que tenhas um bom ano e que realizes os teus objectivos
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magda,
      Obrigada pela visita!

      Que todos tenhamos um ótimo ano é cheio de realizações!

      Beijos,
      Alinep

      Excluir
  3. Line, amei as suas metas - até pq elas se parecem com as minhas! Vamos seguir nos ajudando, ok?
    Espero que o nosso café saia em 2019 e que você seja muito feliz!

    Um beijo,
    Fê Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, que bom saber que temos objetivos parecidos, conte comigo para te apoiar na construção dessa pessoa que você quer ser esse ano! E que você seja muito feliz!!

      Vamos marcar logo. Mês que vem??

      Um beijão ;*

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top