101 coisas em 1001 dias, balanço geral e a segunda lista

O post de hoje, aproveitando o clima de falar sobre metas, é sobre o projeto 101 coisas em 1001 dias que eu comecei em 20 de fevereiro de 2016 e no dia 17 de Novembro de 2018, se encerrou. Se você quiser entender melhor o projeto, pode clicar aqui e ir direto para a página em que falei sobre ele e também listei as metas. Mas em resumo, a idéia do projeto é estabelecer 101 metas para realizar em um período de 1001 dias, como próprio nome sugere. 

Encerrado o período do projeto, eu pensei em escrever um post aqui dividindo as categorias e falando de cada meta, porém ia ficar muito extenso também, então resolvi fazer os comentários na própria página do projeto e deixar esse post para falar um pouco mais das sensações em relação as metas e do motivo pelo qual eu comecei outra lista! SIM, eu comecei outra lista.

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash


Começando do início, do total de 101 metas previstas eu consegui cumprir 33. Abandonei no meio do caminho 3 metas e fiquei com 19 metas iniciadas que eu não consegui concluir.

Percebi que minha maior dificuldade foi cumprir metas com periodicidade, por exemplo aquelas da categoria Organização e sei o por que: 1. Eu não sou genuinamente organizada, a organização é algo que eu preciso trabalhar fortemente, por essa razão eu quero muito pra essa nova lista, conseguir me organizar com algum desses métodos analógicos de agenda/planner/bullet journal, sei lá, mas da forma mais simples possível, pois a falta de um cronograma fez com que eu largasse mão desses períodos e fosse fazendo as coisas aleatoriamente e em períodos que não permitiram que eu cumprisse as metas. 2. O período estabelecido pode não ter sido o melhor e por essa razão, tentei flexibilizar algumas metas e testar para ver como vou funcionar a partir de agora.

Como o próprio blog acabou ficando abandonado durante muito tempo, a lista ficou também. Tentei ir acompanhando e não esquecer do projeto, mas por vezes eu acabei esquecendo sim. A idéia agora é acompanhar a lista enquanto trabalho em todas as coisas que eu estou planejando para o Inventando Assunto. Algumas das metas que coloquei na categoria do Blog e redes sociais têm muito a ver com essas mudanças.

Metas como aquela sobre ficar sem tomar refrigerante por 2 meses, que me exigiam um comprometimento forte foram interessantes para trabalhar minha disciplina, portanto além de ter trazido esta mesma meta de volta (com um período maior, desta vez) eu coloquei algumas outras metas e vou tentar criar uma organização para ir realizando-as sem me sentir numa privação muito grande. Esse tipo de meta vem com o objetivo de melhorar alguns hábitos somente. Quem me conhece sabe que eu não demonizo comida, porque nesta lista pretendo ficar um período sem lanche de fast-food (até logo, Quarteirão), mas isso é somente para no futuro poder diminuir um pouco o meu consumo (mesmo por que eu preciso economizar).

Muita coisa aconteceu na minha vida de interessante a partir desta lista: eu aprendi a fazer a declaração do Imposto de Renda e desde então sou eu quem faço a minha declaração, que logo mais estaremos fazendo mais uma vez... Eu fui no show do Foo Fighters (não tem post no blog, infelizmente), comecei a dirigir, escrevi algumas resenhas, fui muito no cinema, mesmo não tendo concluído esta meta, conheci Curitiba, Orlando, saltei de paraquedas... Tanta coisa legal aconteceu, por que não repetir, não é mesmo?

O que eu acho mais interessante neste projeto, é o fato de você ter um período bem longo para realizá-lo (1001 dias dá quase 3 anos). São muitas metas, claro, mas você pode listar qualquer coisa, desde que ela seja mensurável, realista e exija algum esforço da sua parte para realizar aquele objetivo. Nem tudo precisa de tanto esforço, mas é um excelente incentivo para começar um novo hábito, ou eliminar algum hábito ruim. Dessa vez tentei repetir as metas que considero importantes e que não conclui na lista anterior além de incluir algumas novas que acho que serão interessantes de ser realizadas. Estou bem empolgada com essa lista.

E foi dada a largada para os 1001 dias desafiadores e que eu espero que sejam cheios de boas mudanças pra mim. Espero contar com a companhia de vocês durante esse tempo. Caso vocês tenham perdido o link lá no começo do post, aqui está o link para o desafio parte II. Considerei o início do período em 05/01 porque foi quando terminei de inserir a lista aqui no blog.

Vocês já conheciam esse projeto? Já participaram ou se interessaram? Vamos conversar sobre isso?

Comentários

back to top