Sobre passar no vestibular

Quem leu aquele post no começo do ano em que eu falei das resoluções e do meu preceito vai lembrar, ou talvez não (hehe) de que eu falei sobre voltar a estudar. Já é uma vontade antiga, desde quando terminei a minha primeira graduação em Tecnologia em Polímeros lá em 2013 (quando de fato eu apresentei o TCC) eu tinha me comprometido a tirar um ano de "férias" dos estudos para focar em aprender a área que eu trabalharia já que estava iniciando em um emprego novo, onde estou até hoje. Enfim, em 2015 eu "terminei" o curso de inglês e já fazia um bom tempo que eu estava sem estudar. Até então isso estava justificado por causa dos meus problemas emocionais, crises de ansiedade e tudo relacionado a isso.



No final do ano passado eu já estava mais decidida de que estava na hora de voltar, mas ainda tinha muito medo de ir pra sala de aula e surtar com todas as responsabilidades, mesmo porque eu trabalho em escala de turno de revezamento e pra quem não sabe o que é isso eu vou resumir rapidinho aqui:

Eu tenho uma escala de dias em que vou trabalhar e vou trocando de horário em dias determinados, então as vezes estou trabalhando de manhã (das 7h as 15h), as vezes a tarde (das 15h as 23h) e as vezes durante a noite (das 23h as 7h). Eu sei quando estarei trabalhando em cada horário e isso me ajuda a me organizar para várias coisas, mas eu não fazia idéia de como seria para estudar. Se quiserem saber mais sobre meu trabalho, perguntem nos comentários, vou adorar responder!

Além disso, eu não tinha certeza ainda sobre qual curso escolher. Tudo o que sabia é que não iria para a pós agora, eu tentaria uma segunda graduação porque eu achei melhor assim. E mesmo com várias pessoas me dizendo para procurar a pós eu bati o pé que faria uma graduação. Porém qual?

Em algum momento eu comecei a ler sobre as graduações na modalidade de ensino à distância (EAD) e me lembrei de uma época em que eu achava que não fazia sentido estudar sem ser presencial e esse foi o ponto em que eu me vi vencendo um preconceito antigo. Pesquisar sobre essa modalidade de ensino me fez entender que a dedicação do aluno precisa ser muito maior do que em um curso presencial, pois se você não sentar e estudar, ninguém vai ficar falando o conteúdo da matéria para você... E isso ficou passando pela minha mente. Verifiquei quais os cursos eram ofertados e quais instituições ofereciam esses cursos, mas demorou bastante até eu decidir de fato.

Dos cursos ofertados na modalidade à distância o que mais me chamava a atenção era o de Engenharia de Produção porque em 2010 eu pesquisei sobre esse curso e achei fantástico o quanto ele é amplo. Das engenharias eu sempre gostei mais de Produção e Materiais, mas como não é possível estudar Engenharia de Materiais a distância eu fiquei com Produção.

Sobre o curso: Forma o profissional capaz de observar os processos organizacionais com visão sistêmica e integrada, de analisar e de propor soluções para questões complexas, reunindo competências que integrem formação tecnológica em Engenharia de Produção, com a formação humanística além da necessária instrumentação numérica, quantitativa e computacional, mas sempre observando o desenvolvimento sustentável das organizações.

Em dezembro um amigo me falou que a Univesp tinha aberto processo seletivo e após pesquisar sobre a Universidade eu me inscrevi. Então quando eu escrevi aquele post eu já estava inscrita para prestar o vestibular. A Univesp é uma faculdade pública do Estado de São Paulo que oferece cursos a distância. Para quem quiser saber mais, clica aqui.

Fiz a prova em janeiro depois de estudar um tanto aqui em casa (ponto pra mim que nunca tenho disciplina pra nada rs). E em fevereiro saiu o resultado com a notícia de que eu fui aprovada! Fiquei super feliz porque isso veio numa semana em que eu precisava mesmo de boas notícias.

Eu estou bem confiante de que vai ser importante pra mim estudar nessa modalidade, utilizando tecnologia para aprender e principalmente desenvolvendo minha organização e disciplina, que são metas antigas ai para meu aperfeiçoamento como pessoa! Então é isso, vou estudar Engenharia de Produção na modalidade EAD. E o mais legal, em uma universidade pública, que além de trazer qualidade de ensino devido as "parcerias" com as outras universidades públicas do Estado (USP, UNICAMP, UNESP), também tem o fator econômico envolvido, o que também pesou na decisão de me inscrever para o vestibular.

Já comecei o curso e em breve eu volto contando o que estou achando disso tudo e falando mais sobre a experiência de estudar à distância. Só queria dividir a novidade mesmo e dizer que as coisas estão caminhando e eu estou FELIZ, como eu não me sentia há algum tempo. Achei que seria importante escrever aqui.

Comentários

  1. Parabéns pela sua conquista, essa é uma fase de muita tensão e que a gente precisa se atentar para não deixar nosso emocional abalado, porque é uma cobrança nossa e de quem está ao nosso redor, né? Mas, é gratificante quando a gente alcança um objetivo! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila, tudo bem?
      Muito obrigada! Concordo com isso que voce falou sobre preparar o emocional. Um dos motivos pelos quais eu demorei tanto pra voltar a estudar é que ainda não me sentia emocionalmente pronta. Estou tendo algumas dificuldades para me organizar ainda, mas vai dar tudo certo! Obrigada pelo carinho! ♥️

      Excluir
  2. Que máximo Aline, parabéns! Eu admiro muito quem consegue ter a disciplina e a força de vontade para fazer um curso à distância ~ ainda mais uma graduação! Boa sorte e bons estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Muito obrigada, realmente não está sendo fácil e eu não achei que seria, mas nesse momento me parecia a única opção viável! Estou me adaptando a essa nova rotina e trabalhando minha disciplina...
      Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Que ótimo tu compartilhar isso conosco! Parabéns, estou mega feliz por você!!!
    Eu também não acreditava muito em ensino à distância, mas algumas pessoas que conheço conseguiram estudar e se formar dessa maneira. E isso e abriu os olhos, que é mais uma oportunidade/uma solução para quem tem uma rotina puxada e quer estudar.
    Desde que terminei o ensino médio, não estudei mais. Esse ano decidi fazer o Enem e começar a correr atrás, espero conseguir (dedos cruzados).
    E mais uma vez, meus parabéns! Vai com tudo!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nick! Tudo bem?
    Desculpa a demora pra responder.
    Realmente o ensino ead é uma alternativa para quem tem problemas com disponibilidade de horários... Ainda estou me adaptando, mas acredito que vai dar tudo certo!

    E to torcendo por você também!! :)
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top