Como eu sobrevivi uma semana sem smartphone

Imagem daqui


Olá!
Fiquei uma semana sem meu celular porque precisei levá-lo à Assistência Técnica Autorizada e a experiência, ao contrário do que pareceu num primeiro momento, foi boa!
Tenho um Motorola Moto G2 (ou Segunda Geração) que é meu xodó e possui diversas funções no meu dia-a-dia, e por isso resisti muito antes de deixá-lo para conserto, levando apenas quando não tinha mais jeito mesmo. Segue uma listinha com tudo o que ele é:

  • Telefone (e a gente só percebe que faz falta ligar para alguém quando precisa e não pode!)
  • Câmera (é tão mais fácil carregar um celular do que uma câmera semi-profissional que ainda nem consigo usar direito)
  • Relógio (não consigo usar relógios de pulso ainda)
  • Calculadora
  • Agenda e Bloco de Notas
  • Computador (Google Docs, Google Chrome, etc rs)
  • Dicionário (Sempre tem aquela "googlada" que a gente dá quando não lembra como escreve ou qual o significado de alguma palavra)
  • Tocador de músicas
  • Netflix haha
  • É do celular e no celular que eu guardo as idéias de posts e também posto aqui no blog.

Logo, eu sou dependente desse aparelhinho e não tinha me dado conta ainda! Mas mesmo sem ele, eu sobrevivi! Quer saber como foi?

Passei a maior parte dos dias na praia com meus pais, então tinha o fator viagem a meu favor. Mas vamos fazer aqui uma lista (sim, sou a louca das listas) de coisas que fiz e que fizeram esse tempo ser até melhor do que se o celular estivesse comigo.

O que você pode fazer sem seu smartphone:


1. Ler
Imagem daqui

Comecei um livro que ganhei de amigo secreto ano passado e como minha leitura estava atrasada, ainda estava na fila (com mais uns 10 livros). Li muito na rede e antes de dormir lá na praia, aqui em casa foi mais a noite também e no transporte público quando precisei utilizar. Não ter o celular me ajudou, pois eu sempre encontro o que fazer no celular o que me impede de colocar a leitura em dia as vezes, ou de me concentrar no livro.
Sobre o livro? É ótimo, e já estou planejando escrever a resenha dele aqui no blog. Vai ser minha primeira resenha, então estou animada e ansiosa!


2. Viajar  / Passear


Imagem daqui

Fui para a praia e aproveitei muito sem a vontade de ficar mandando fotos para os amigos, ou para as redes sociais. Conheci o centro da cidade de Itanhaém que ainda não conseguia e prestei atenção no passeio. Lógico que não viajaria ou ficaria passeando sem celular sozinha, pois tenho medo de precisar falar com alguém e não poder... Percebi que muitas vezes não conversamos com quem está conosco num passeio ou viagem por estarmos conectados o tempo todo, além disso, mesmo com o celular eu já estava experimentando tirar menos fotos e enxergar mais as coisas com meus olhos . Adoro tirar fotos, acredito e entendo que gostamos de guardar o máximo de recordações possível e também gosto, mas precisamos viver o que estamos fazendo ao invés de gastar tanto tempo atrás da foto perfeita, algumas vezes isso tira todo o encanto do passeio. Levei minha câmera, mas por ser um pouco grande, ela não foi comigo para todo canto. Ela vai entrar no próximo ítem.

3. Aprender algo novo ou aperfeiçoar algum conhecimento

Imagem daqui

No meu caso eu tenho 2 atividades que preciso aperfeiçoar. A fotografia, que eu gosto muito e até cheguei a comprar uma câmera, porém não consigo utilizar o melhor dela. Passei algum tempo treinando os modos da câmera, fotografando o jardim, os pássaros, meu cachorro, minha mãe <3... Não passei essas fotos para o computador, então não tenho como colocar aqui ainda!
A outra atividade é a direção, não vou descrever minha dificuldade aqui, pois daria mais um texto gigante (além desse), porém aproveitei o tempo que tinha livre e em que não ia arrumar NADA para fazer no celular já que não estava com ele e fui dar umas voltas de carro com meu pai. Ainda não estou dirigindo sozinha, mas deu para aprender algumas coisas.
Dá para aprender qualquer coisa ou treinar algo que a gente as vezes vai procrastinando e acaba abandonando por achar que não tem tempo quando na verdade estamos empregando muito tempo para utilizar o celular.

4. Fazer uma faxina / organização

Imagem daqui


Sabe aquela gaveta que está cheia de papéis antigos e que a gente fica enrolando e enrolando para arrumar? Então, essa é uma ótima oportunidade para resolver essas pequenas pendências que a gente negligencia porque é muito mais divertido ficar jogando no celular, ou olhando redes sociais ou qualquer outra coisa que encontramos para fazer nessa caixinha mágica.
Eu fiz uma limpeza no meu quarto e organizei parte dos meus documentos que estavam numa gaveta junto com muitas coisas que precisavam ser jogadas no lixo.
Isso serve para qualquer coisa que não queremos fazer e ficamos procurando desculpas para adiar.

5. Fazer NADA!

Imagem daqui
Sim, isso mesmo. Quantas vezes a gente de fato para, deita e fica sem fazer nada? Só "preguiçando" sem televisão, sem celular, somente conectados com nossos pensamentos, idéias, sonhos? Está cada vez mais raro, ainda mais com a quantidade de obrigações e distrações disponíveis.
Eu passei bastante tempo na rede, no sofá, na cama... E foi ótimo para sair da rotina. Relaxei a mente, desacelerei, me permiti fazer nada por algum tempo! Merecemos descanso de verdade.


Bem, aí estão algumas coisas que consegui fazer melhor sem o celular. Dá para fazer muita coisa. 
Eu já tinha estabelecido na lista de 101 coisas em 101 dias que ficaria durante 1h por dia durante 3 meses sem usar o celular em casa, ainda não comecei a fazer isso de verdade, mas acredito que agora já sabendo a quantidade de coisas que posso fazer sem ficar checando todas as notificações que chegam, estou planejando iniciar logo essa meta e tornar um hábito.
Junto com isso aprendi que muitas vezes acho que não tenho tempo para fazer as coisas, mas na verdade falta um pouco de organização e disciplina para deixar o celular de lado e ir fazer coisas diferentes. Fica meu desejo de uma vida mais offline.

E por hoje é isso!
Até mais.

Comentários

  1. Eu ainda não consegui me desintoxicar do smartphone. Até porque uso muito no trabalho. Mas tenho usado menos. Aos poucos, deixarei de usar o tempo todo e só vou mexer nele quando necessário. Abraços e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, eu tenho até sorte de não poder utilizar no trabalho e hoje em dia já nem sinto falta lá. Em casa é complicado, eu só percebi o quanto de coisa eu estava deixando de fazer por causa do smartphone quando tive que ficar sem ele e consegui fazer várias coisas... Tanto que o livro que eu estava lendo empacou agora! Hahaha.
      Obrigada pela visita!
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá, Aline!
    Eu sou meio diferentona e não ligo muito pro emu celular, aquela tela pequena me dá um nervoso ainda mais quando começa a travar tudo (é um samsung), haha. Mas confesso que quando não tinha minha câmera, levava o bendito pra todo lugar (a câmera dele era até boa).

    Mesmo assim, tenho meu vício mesmo é no notebook (minha vida está guardada nas pastas dele, haha) e também só quando fiquei um mês e meio sem ele foi que pude apreciar a "vida em off".

    Adorei teu post, moça :D
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jul, agora eu estou sem meu notebook, acho que ele morreu para sempre hahahaha.
      Mas depois que descobri que o celular faz quase tudo igual, eu virei prisioneira da telinha mágica!
      Que a gente consiga dosar nosso tempo online para aproveitar bastante a vida além da internet.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top