7 coisas que você pode fazer por você

Saindo um pouco do papo padrão sobre autocuidado, aquele que gira em torno de cremes, roupões e posts nas redes sociais, eu resolvi trazer aqui coisas que podemos fazer por nós e que são autocuidado e trazem muitos benefícios.

Passamos muito tempo preocupados com o exterior e esquecemos do quanto cuidar de nós é importante para podermos realizar o que queremos, para nos sentirmos felizes e dispostos. Quis dividir coisas que eu tenho feito nos meus dias e que têm me trazido muitos benefícios reais. Claro que de vez em quando eu paro pra fazer uma máscara facial, mas existem muitas outras formas de cuidar de mim e que me fazem muito bem. 


Photo by freestocks on Unsplash




Vamos a lista (já falei que eu amo listas, né?)

  • Separar uns minutos do seu dia para seu hobby preferido... Sabe aqueles livros que você comprou, mas não para nunca para ler? Ou aquela vista linda que você tem da sacada, mas nunca para pra admirar? O que você gosta de fazer? Jogar videogame? Escrever? Isso tudo é ótimo para cuidarmos de nós mesmos e também nos deixa felizes.
  • Comer uma comida saudável... e uma besteirinha de vez em quando também. Quando a gente se alimenta direito (e não to falando de dieta porque dietas restritivas não são autocuidado), comendo coisas saudáveis, comendo nos horários certos sem ficar pulando refeição ou almoçando as 18h a gente tá cuidando da saúde e isso reflete no nosso humor, na disposição, e em muitas outras coisas... E de vez em quando a gente quer comer um lanche gostosinho, e tudo bem, porque é um agrado e não uma rotina. 
  • Fazer terapia é cuidar da mente e isso é tão importante quanto cuidar da pele e do corpo. 
  • Usar roupas confortáveis e que você gosta sempre que possível, porque isso te dá conforto e uma das melhores coisas que você pode fazer por você é se deixar confortável. Isso traz calma, confiança e praticidade para lidar com os perrengues da vida.
  • Beber muita água e isso aqui é chover no molhado né?
  • Praticar atividade física, e aqui eu to falando de algo que você goste! Eu faço aulas de dança e saio para caminhar / correr. Não use o exercício como punição, mas sinta a endorfina que vai te dominar depois de uma prática de atividade física que você se sente bem fazendo. Você vai relaxar e também ganhar muitos benefícios para sua saúde.
  • Tenha momentos desconectado e também limpe suas redes sociais. Do mesmo jeito que a gente arruma a casa, tira coisas que não fazem mais sentido, precisamos fazer isso com as redes sociais. Seguir perfis que te causem mal estar não é bom e você pode deixar de seguir ou restringir o conteúdo que chega até você. São muitos estímulos na nossa página inicial e eles causam diversos efeitos. Se eu posso deixar de ver conteúdos que me deixam mal, por que não fazer isso? Além disso, essa quantidade absurda de conteúdo, nos deixa ansiosos e por isso é bom desconectar de vez em quando.
Todas essas ações me ajudam muito a lidar com o mundo e me sentir melhor no dia a dia. O que vocês fazem para cuidar de si e querem compartilhar? Vamos aumentar essa lista com dicas incríveis.



Comentários

  1. amei esse post, a internet ta carente mesmo de dicas como essas, que nos mostram o autocuidado além da rotina do skincare

    beijosss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Não que eu não esteja aprendendo a cuidar da minha pele, mas acho que até chegar nesse ponto, o lado de dentro também precisa estar bem cuidado, sabe? Fico feliz que tenha gostado do post! :)

      Excluir
  2. Menina, eu coloco essas dicas em prática (e faço pequenos lembretes para não me esquecer delas!). Amo. No fim do ano eu saí limpando as minhas redes sociais todas e, cara, que bem que isso me fez!

    A vida nem é tão complexa, ela se torna quando a gente se abandona.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Unfollow terapêutico é a melhor coisa do mundo! Eu sei que você medita também, eu ainda não consegui fazer isso, quem sabe um dia?
      Estou tentando cuidar melhor do meu lado de dentro, a gente acaba esquecendo disso as vezes e é muito ruim!

      Um beijo!

      Excluir
  3. Eu acho que a gente fica tão focada no "autocuidado" que vira um peso. Como se a gente só pudesse fazer coisas para "nos cuidar". E tá tudo bem, porque vamos fazer um monte de besteira, conviver com um monte de gente tóxica e escolher não nos cuidar de vez em quando, só para ser feliz por uns momentos ou esquecer dos problemas. Encontrar o equilíbrio é o essencial. Sem se sentir culpada porque fuluna pratica mais autocuidado do que a gente. Seu post me fez perceber isso.
    abraços!
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acredito que essas coisas pedem uma rotina equilibrada. Na minha cabeça, equilíbrio é tudo. E ai com disciplina e compreensão dos nossos movimentos e das nossas escolhas, conseguimos fazer as coisas de forma equilibrada e sem nos colocar em uma pressão sem fim que gera mais ansiedade do que de fato nos ajuda a nos cuidar.

      Um beijo.

      Excluir
  4. Esse dos livros foi meio que para mim, tenho varios que comprei e nunca li, mas é uma meta que pretendo seguir esse ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comprei mais livros por aqui e tenho de todo tipo, livro físico, ebook, tudo paradinho me esperando, mas tenho tentado tirar um tempinho pra ler sempre que posso... vamos com calma, mas vamos cuidando da gente.

      Excluir
  5. Faz tão bem quando a gente faz algo por si, só pra dar aquele "up" na saúde mental...

    De tempos em tempos tento ficar quietinha também. Em vários momentos temos que ficar dando nossa opinião, que nossa cabeça fica cheia de vozes, mas esquecemos da nossa.

    Gosto de relembrar de mim desse jeito. Amo meus momentos criativos, onde posso deixar grande parte do stress sair. A sua última dica é a que eu mais tenho que trabalhar em mim.

    Abraços!

    p.s.: Coloquei teu blog no meu blogroll... te conheço faz pouco tempo, mas gostei bastante do teu conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu também preciso melhorar essa coisa do online. É difícil, mas to aos poucos aprendendo a desconectar.
      A gente precisa muito colocar nossa mente em ordem sempre que possível, e é um passinho de cada vez mesmo!

      Obrigada pelo carinho!
      Um beijo.

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top