[RESENHA] O ano em que disse SIM! - Shonda Rhimes



Título: O ano em que disse SIM - Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa
Autora: Shonda Rhimes
Tradução: Mariana Kohnert
Editora: Best Seller (Grupo Editorial Record)
Ano da Minha Edição: 2016
Páginas: 256
Avaliação: 5 estrelas

Sinopse: Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo sim para as oportunidades que surgiam. Os sins iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no Ano do Sim transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.
Vou tentar escrever aqui sem dar spoiler, mas não garanto 100%, ainda assim acho que vocês deveriam ler o que achei desse livro, sério!

A EDIÇÃO: Li o livro no meu Kindle Paperwhite, o que me facilitou muito a leitura, já que qualquer minutinho era só puxar o Kindle da bolsa, ou caso estivesse sem ele, lembrar de sincronizar o livro para todos meus dispositivos e seria possível ler do celular!

RESENHA: Shonda Rhimes é praticamente uma lenda, tenho certeza que mesmo quem nunca ouviu falar dela, já ouviu falar de algum dos seus trabalhos, como Grey's Anatomy, por exemplo, que foi por onde eu conheci o nome Shonda! Pois bem, ela é um gênio, mas um gênio assustado, não gosta de aparecer, não quer ser entrevistada, não quer de forma alguma sair da sua zona de conforto. Shonda é uma mulher incrível que tem medo da vida.

Depois de uma conversa com a sua irmã mais velha ela se dá conta de de fato nunca diz sim pra nada e decide que durante um ano dirá sim para tudo que a assusta, tudo aquilo que a desafie, ela dirá SIM! Durante esse ano ela descobre muito sobre si, suas relações com as pessoas, com o mundo e com seu corpo e mente.

"Vou dizer 'sim' a tudo e a qualquer coisa que me apavore. Durante um ano inteiro. Ou até que eu morra de medo e você precise me enterrar. Ugh."

Shonda coloca em discussão questões como carreira, maternidade, feminismo, relacionamentos, amizade e uma porção de outros assuntos. E a forma como ela fala, faz com que a gente perca um pouco aquela visão de que todas as pessoas que são famosas são 100% seguras o tempo todo. Shonda tem um talento e ela sabe disso, mas ela também tem um monte de medos com os quais ela se recusa a lidar. Durante esse ano ela resolveu que não mais se esconderia do que a assustava.

E a cada vitória dela a gente vibra junto, sente que é sim possível mudar e ter a vida que queremos e merecemos. Todas as vezes em que ela disse sim (e isso não foi fácil, não veio sem que ela quisesse desistir), nós também dizemos um sim e comemoramos com ela. Isso é fascinante neste livro. As vezes vamos rir com as coisas que ela diz e as vezes vamos pensar "MEU DEUS ISSO FOI DITO PRA MIM, Shonda você não estava sozinha".

"Ninguém tem obrigação de elogiar você.
As pessoas fazem isso por bondade.
Fazem porque acreditam no elogio que oferecem.
Então, quando você nega o elogio de alguém, você está dizendo à pessoa que ela está errada. Está dizendo que ela desperdiçou tempo. Está questionando o gosto da pessoa e o bom senso dela." 

Em um determinado momento ela fala sobre sua relação com uma personagem em especial, o que a personagem representa para ela. E algumas outras coisas que ela aprendeu nesse ano, para quem assistiu suas séries (eu só assisti Greys e um pouco de How to Get Away With Murder) vai acabar reconhecendo momentos em que ela falou sobre isso através de seus personagens.

"A pose do poder da Mulher-Maravilha é quando você fica de pé como se fosse valentona - pernas afastadas, queixo erguido, mãos nos quadris. Como se fosse a dona da situação. Como se tivesse braceletes mágicos de prata e soubesse usá-los. Como se sua capa de super-heroína estivesse oscilando ao vento, atrás de você."


E ah, não é um livro só contando coisas tristes sobre a vida dela ou então sobre como é super fácil você superar todos seus medos e sair dizendo SIM para tudo. É um livro sobre a dificuldade de sair da zona de conforto, sobre como as vezes precisamos chegar a um ponto crítico para percebermos que precisamos de uma mudança. E mais importante: É um livro pra gente entender que nunca é tarde para começar essa mudança!

"É um dos motivos pelos quais as pessoas parecem confortáveis em pedir favores aos quais não têm direito. Elas sabem como é difícil dizer não."

O fato é que um livro diferente dos livros que eu costumo ler e eu AMEI ter começado meu ano com ele, acho que vou ler todo começo de ano porque me trouxe várias lições que eu tenho tentado aplicar na minha vida. Essa também é uma resenha diferente das resenhas que já escrevi, ainda assim eu fiz questão de postá-la mesmo tanto tempo depois de ter lido o livro porque falei dele pra um monte de gente, preciso divulgar esse livro!!!

Vocês já leram esse livro? O que acharam? Ficaram com vontade de ler? Vamos conversar sobre isso nos comentários?

Comentários

  1. Oi Aline! Tentei enviar um comentário mas acho que não foi. Esse livro imediatamente me lembrou a oremissa daquele filme Yes man :-) fiquei curiosa e vou comprar esse livro por conta dessa sua resenha! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiele, desculpa a demora para responder...
      Eu nao lembro desse filme, acho que nunca vi, vou procurar!
      Leia sim! E quando ler, me conta o que achou!

      Um beijo!

      Excluir
  2. Oi Aline, não assisto as séries da Shonda, mas sei que ela é SUPER amada por quem acompanha o seu trabalho. O livro me pareceu incrível, com uma mensagem super positiva. Um beijo! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem? Me desculpa a demora para responder...
      O livro é realmente ótimo, achei a leitura agradável e divertida :)
      Beijo!!

      Excluir
  3. Oie!!
    Não sabia que a Shonda tinha escrito um livro. Eu amo as séries dela. Amo principalmente Grey's. Fiquei curiosa para ler o livro.
    "A pose do poder da Mulher-Maravilha é quando você fica de pé como se fosse valentona - pernas afastadas, queixo erguido, mãos nos quadris. Como se fosse a dona da situação. Como se tivesse braceletes mágicos de prata e soubesse usá-los. Como se sua capa de super-heroína estivesse oscilando ao vento, atrás de você."
    Ameeeiiii!!! Esse trecho tem referência a uma cena de Grey's. Super identifiquei. Vai entrar na minha lista!!
    Beeeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazy,
      Desculpa a demora para responder, mas quem é vivo sempre aparece, não é mesmo?

      Esse livro é incrível, acredito que muito do que vimos nas séries veio das experiências que a Shonda viveu nesse período do ano do sim e depois dele também, como é o caso da cena em que a Amelia fala da pose da mulher maravilha! Depois de ver essa cena, já me peguei fazendo a pose da mulher maravilha algumas vezes hehehe.
      Leia o livro sim e me conta o que achou!

      Beijos!!

      Excluir
  4. quantas mulheres incriveis não tem emdo da vida? sabe esse livro descreve milhoes de mulheres que precisam de uma pitada de auto estima <3

    http://dosedeestrela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta,
      Muitas mulheres tem medo da vida, é triste, mas acredito que vamos conseguir nos ajudar e melhorar essa situação. Eu hoje indico um livro, amanhã espero poder trazer alguma conversa dessas que deixa conforto no coração :)

      Beijo

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top