[ #SEXTADOBLOG ] 5 motivos para ter um blog

Essa semana, resolvi listar aqui alguns motivos que acredito serem válidos para você considerar criar um blog, caso ainda não tenha um, ou até mesmo tirar a poeira daquele seu blog que está sem atualização. Achei o tema interessante para a segunda #SEXTADOBLOG, pois mesmo a gente escutando que os blogs estão morrendo, eu ainda acredito na força deles e quero dividir com vocês por que.

Photo by Sincerely Media on Unsplash

#1 Escrever é libertador.

Independente do assunto, independente da técnica. Escrever é muito gostoso e te abre um leque de possibilidades, é terapêutico e mesmo quando você não está escrevendo sobre você, te ajuda a trabalhar suas questões pessoais. Escrever te permite se conhecer, se aperfeiçoar, ajuda com a sua criatividade e também é divertido. Eu poderia passar horas falando sobre o quanto escrever é algo incrível, mas acredito que com esse parágrafo já dá pra ter uma idéia.

#2 Você pode falar de qualquer assunto.

O seu blog pode ter um nicho específico ou não (como é o caso do Inventando Assunto). Blogs são versáteis, você pode ter um blog para falar de literatura, de moda, de cinema, de culinária, videogames, artesanato, ou de tudo isso misturado. É um espaço onde você pode escrever sobre assuntos de seu interesse. É possível separar seus assuntos por categorias... O blog te permite organizar suas idéias da forma que você achar melhor! 

 #3 Dá pra fazer amigos!

Eu já falei aqui várias vezes que meus blogs me deram amigas. Uma dessas amigas está participando da #SEXTADOBLOG, outra amiga me deu uma afilhada. A troca que ocorre entre você e seus leitores, mesmo se não forem tantos leitores assim, é muito boa. Conhecer outros blogs também aumenta seu repertório, cria conexões, te apresenta coisas novas. É muito divertido. É possível conhecer outros blogs que falem sobre o mesmo assunto que o seu, trocar conhecimentos... Infinitas possibilidades!


#4 Você não precisa ser extrovertido.

Se você é tímido, mas quer criar conteúdo na internet, o blog é um canal que te ajuda bastante a destravar, porque não envolve câmeras e nem microfones. A não ser que você queira compartilhar coisas pessoais, não há essa ligação obrigatória do seu conteúdo com a sua vida pessoal. A gente até gosta de saber quem está por trás do conteúdo que está lendo no blog, mas é possível usar até codinomes para preservar sua identidade, caso você prefira!

#5 O investimento para começar não precisa ser alto

Existem plataformas gratuítas para hospedagem do seu blog, hoje, o blogger, apresenta temas bem bonitos, dá pra escrever do celular, do computador, do tablet... Caso você não seja muito bom em fotografia é possível buscar imagens de uso livre, existem muitos aplicativos e programas gratuítos para edição. E como disse a Ane, do Profano Feminino, existem blogs que dão muitas dicas para quem quer um blog. Com o tempo, você pode querer profissionalizar seu blog, investir mais dinheiro, mas para começar, você precisa de um dispositivo para acessar a plataforma e da vontade de mostrar seu conteúdo para a internet.


O que mais vocês acrescentariam nessa lista? Me contem nos comentários.

Esse post faz parte da blogagem coletiva Sexta do Blog em homenagem ao dia do blog em 31/08. Reunimos 11 blogs que irão publicar todas as sextas feiras de agosto falando sobre blogs e assuntos relacionados. Segue a lista com os participantes:
 
Adriel Christian - Não me Venha com Desculpa
Ayumi Teruya - Pandinando
Luly Lage - Sweet Luly
Fernanda Rodrigues - Algumas Observações
Fernanda N - Confabulando
Carol Justo - Justo Eu
Camila -  Camila por Ai
Ane Venâncio - Profano Feminino
Thami Sgalbieiro - Like Paradise
Mariana Velloso - To Pronta!

Comentários

  1. oii!

    ai, aline! seu post ficou perfeito!!!

    eu ainda vejo só vantagens de ter um blog, pq a partir do momento em q não fizer sentido blogar, serei o primeiro a abandonar o barcado. mas, cá pra nós, acho q isso nunca vai acontecer.

    criar coisas pro blog é algo q empolga demais, desde quebrar cabeça com códigos até responder um comentário. de todos os itens da sua lista, creio que fazer amizades é o mais legal daqui. a gnt se conecta com gnt de todos os lugares do mundo. <3

    bjs!

    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
  2. Oi, Line!
    Os três primeiros motivos são o que mais me motivam! Inclusive, olha a gente aqui! <3

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem! Me motivou a continuar/investir no meu (que acabei de criar, no último dia 31). =D

    ResponderExcluir
  4. Ai eu ameeeeeeei! Confesso que o motivo 4 é meu maior motivador. Já tentei muito gravar vídeos mas ainda sou muito travada para falar com a câmera, ainda quero desenvolver isso, porém, enquanto isso não acontece eu fico aqui escrevendo de boas no meu computadorzinho.
    O blog é uma verdadeira paixão pra mim, acho que todo mundo que mantém um blog é o mesmo 💖

    Beijosssss,
    Carol Justo | Justo Eu

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos os itens que você listou no post. Mas se eu tivesse que escolher apenas 1, eu escolheria o primeiro principalmente para quem é introvertido, os os demais acabam sendo uma consequência!



    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  6. Assim como o Adriel, só vejo vantagens em ter um blog hoje em dia. É o nosso cantinho no mundo que podemos compartilhar com todos aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da gente.
    Adorei o post, a verdade é que os blogs unem as pessoas ♥

    Beijos!
    www.pandinando.com

    ResponderExcluir
  7. Treinar a escrita é fundamental, ter a liberdade de fazer o seu nicho e falar do que você quiser é libertador, não é de hoje que conhecemos pessoas da internet e blog é um excelente lugar para fazermos amizades, investimento pode começar com os incriveis ZERO REAIS, o mais importante não precisa ser a pessoa extrovertida.

    Amei o post!
    https://cinthyaraujo.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu amo escrever! Mesmo que vá algumas palavras erradas, um português meio louco, eu amo, hahaha! Porque as vezes a gente só consegue colocar em palavras o que estamos realmente sentindo. Ainda mais pra mim, que é super difícil expor meus sentimentos em voz alta, a escrita me ajuda a botar pra fora mesmo sem precisar usar a voz e é, como você disse, terapêutico. (Inclusive aposto que esse comentários vai ser um textão, porque eu não tenho limites, desculpa). SIM! Falar sobre qualquer assunto que a gente gosta é muito bom, porque essa liberdade as vezes falta no dia a dia né? Quando comecei com os blogs (a anoooos atrás) nunca imaginei que faria tanta amizade legal e eu adoro esse "benefício" que o blog me trouxe, haha! Eu tenho uma amiga da blogosfera que usava um codinome no blog dela e só depois de muitos anos é que revelou a real identidade dela, mas ela sempre deixou claro no blog que era um codinome justamente pra privar a identidade real, porém tudo o que ela escrevia é a personalidade dela mesmo. Ela tinha "revelado" a identidade dela pra mim no Facebook depois de uns anos, aí em 2017 conheci ela pessoalmente aqui no Rio e foi muito legal! É super barato ter um blog, as vezes custa 0,00 mesmo. Eu comecei no Blogger, só hoje que pago hospedagem e domínio, mas os anos que fiquei no Blogger foram maravilhosos e não tenho do que reclamar. Só mudei pra WordPress por querer dar uma cara mais profissional pro meu blog e também experimentar a plataforma, mas se começar a ficar muito caro pra mim, o Blogger sempre vai ser minha casinha ♥ Enfim, adorei o post!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  9. ai é bem por ai mesmo. ter blog é bom demais ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top