2026 começou, mas estou escrevendo esse post ainda em dezembro porque eu me peguei pensando no que eu quero levar pro ano novo, o que eu quero deixar pra trás e o que eu já posso começar. Achei mais fácil e mais divertido fazer escrevendo, mesmo porque escrever é uma das coisas que eu quero fazer no próximo ano.
Minha retrospectiva de 2025 foi bem resumida e eu percebi que faltou um pouco de acompanhamento das coisas, então pra esse ano eu quero fazer diferente. Pra começar eu quero usar o computador com frequência e quero registrar um pouco melhor as coisas.
![]() |
| Jardim Botânico de Berlim |
Como sempre a gente precisa de uma palavra para começar o ano. A do ano passado foi Coragem, a desse ano vai ser uma palavra repetida (de 2023), porque é o que eu preciso pra esse ano: MOVIMENTO. Pra que eu sinta a vida acontecendo, pra que eu faça as coisas por mim e viva da melhor maneira que eu puder.
Tentei ser honesta comigo pra definir as minhas prioridades pro ano e provavelmente essa lista vai ficar MUITO parecida com a lista do ano passado porque eu também acho que muita coisa precisa ser melhor acompanhada esse ano. Vou tentar estruturar minhas metas e distribuir esse planejamento no ano também. Mas vou detalhar tudo isso em um outro momento. Por enquanto, vamos às metas.
ME COLOCAR NO CENTRO DA MINHA VIDA: Eu entendi muita coisa em 2025 e percebi que a minha prioridade precisa ser eu e minhas necessidades. Se eu não conseguir fazer isso eu não vou conseguir realizar nenhuma das coisas que eu quero. Aqui dentro eu coloquei também aquela meta de romantizar a vida.
ME SENTIR CONFORTÁVEL NA ADMINISTRAÇÃO DAS MINHAS FINANÇAS: Mesmo eu tendo vivido um ano um pouco caótico, eu sinto que fiz alguns avanços aqui, que me deixam planejar algumas coisas de outra forma esse ano. Tenho alguns gastos para o primeiro semestre já previstos, mas quero organizar isso de forma que eu fique confortável para alcançar meus outros objetivos.
CUIDAR DA MINHA SAÚDE FÍSICA E MENTAL: Continuar seguindo as orientações da nutricionista, acertar minha rotina de exercícios físicos (assim que eu for liberada para voltar), e construir bons hábitos. Aqui também vai aparecer o "romantizar a minha vida", porque olhar para as coisas com olhos amorosos também é autocuidado.
EXPLORAR O MEU POTENCIAL: Aprendendo coisas novas, me desenvolvendo no trabalho, investindo meu tempo nos meus hobbies. Descobrindo as coisas que eu gosto e fazendo essas coisas.
SER MAIS CONFIANTE: Essa meta é o equivalente àquela meta de "me defender quando eu estiver desconfortável", porque não é só uma questão de me defender, mas uma questão de confiança. Eu preciso trabalhar esse aspecto e acredito que se eu conseguir realizar um plano de ação bem estruturado durante o ano, eu vou chegar bem diferente no final de 2026.
Geralmente, eu coloco aqui um plano de ação, que são coisas que eu gostaria de fazer no ano, mas dessa vez eu quero fazer diferente, eu vou dividir essas metas e definir algumas ações em um próximo post. Ao invés daquela lista de sempre eu vou colocar aqui alguns desejos para o ano.
- Eu quero sentir que não estou mais só fazendo tudo sem ver a vida passar, eu quero ver a vida passando lentamente. Sentindo cada gosto, vivendo cada dia, mesmo nos dias mais comuns;
- Quero guardar memórias reais, então vou documentar a minha vida de uma maneira mais bonita, sem me preocupar se o que eu estiver fazendo parecer bobo pra quem está perto;
- Não quero mais me sentir responsável por tudo e por todos, eu quero pedir ajuda e receber ajuda e ficar bem com isso;
- Quero passar mais tempo com meus amigos (REAL);
- Quero passar mais tempo escrevendo do que vendo vídeo. Não quero mais ser expectadora da vida dos outros apenas, quero viver minha vida e registrar tudo o que eu achar que me importa.
Agora em janeiro eu vou falar muito sobre planos pra esse ano porque quero estruturar tudo isso e se eu estou falando aqui que vou documentar, eu quero dividir por aqui. Até porque eu gosto de ter esse registro das coisas. Vou aproveitar essa energia de ano novo pra definir as prioridades e começar o que pode ser iniciado.
Quais são os planos por ai? Pra vocês eu deixo meu sincero desejo de um 2026 cheio daquilo que preenche o coração. Que seja um ano de conquistas, de abraços e de muita felicidade.

Me inclui no passar o tempo com os amigos! hehehe
ResponderExcluirAmiga, só de ler o seu post, sei que você está em um bom caminho <3
Que 2026 seja lindo!
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Está no plano te ver mais vezes esse ano, amiga!
ExcluirQue 2026 seja um ano de coisas boas pra nós <3
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Aline. Gostei muito das suas metas, fiquei pensando aqui e poderia ser as minhas metas também. Eu preciso muito de movimento e também me colocar como centro da minha vida. Isso de "Eu vou ser meu projeto esse ano." faz total sentido, eu nunca tinha parado pra refletir sobre isso, sabe... A gente faz tantos projetos, que acabamos esquecendo que podemos ser o nosso próprio projeto e dedicar essa energia com o nosso bem estar. É lindo isso!
ResponderExcluirQue a gente consiga tudo isso e muito mais <3
https://nyrtais.blogspot.com/
Oi Taís,
ExcluirO Plano é colocar meus sonhos e principalmente minha saúde como prioridade esse ano, eu sei que a vida acontece e muitas vezes ela não sabe do nossos planos, mas minha ideia é que eu não esqueça deles também.
Que seja um ano de muito cuidado com o que a gente precisa.
Um beijo!
Adorei a ideia de documentar. Eu senti também que vinha passando muito tempo vendo vídeo e ficando presa no Instagram e pra esse ano eu resolvi retomar várias coisas que deixei pra trás, tipo escrever um diário, um hábito que abandonei e que percebi que sem ele a vida parecia muito mais triste do que realmente é (eu só escrevia quando estava mal).
ResponderExcluiràs vezes a gente se esquece das coisas boas e das coisas importantes e documentar traz essas memórias né, imagino que no fim do ano também vai te ajudar a ver o quanto você cresceu. Bora viver 2026!
No fundo a gente ta sempre tentando encontrar onde foi que se perdeu nessa vida cheia de responsabilidades onde aproveitar os dias parece errado e perda de tempo.
ExcluirEspero que esse ano a gente possa olhar pros detalhes e guardá-los da maneira que nos for possível.
Um beijo!!