DICAS DE VIAGEM #1 - Como montar um roteiro para Orlando

Quem já acompanha o blog desde o começo, já sabe que eu sou a LOUCA DA DISNEY! Esse ano, eu vou voltar pra Orlando e fui extremamente ambiciosa no meu planejamento que eu comecei no ano passado enquanto tinha esquecido que esse ano eu estaria reformando! Enfim, essa história toda eu conto outra hora! Como ainda estou trabalhando no meu roteiro eu achei que seria interessante dar algumas dicas aqui baseadas no que eu aprendi sobre montar roteiros para Orlando.

OBS: Escrevendo o post eu acho que ele daria um vídeo bem interessante, porém eu não entendo nada de gravar vídeos, mas se vocês quiserem posso tentar algo, me avisem nos comentários, ok??? Quem sabe a gente não cria o canal do Inventando Assunto?

Vocês já viram essa foto aqui, mas é minha preferida, então ela vai ser a "capa" desse post


Depois que você escolher a época em que vai para Orlando (dessa vez eu irei em Outubro), você deve decidir a quantidade de dias. Eu não vou dizer quantos dias você deve ficar na cidade, porque isso depende muito do que você tem interesse em fazer lá e da sua disponibilidade, seja de dias, ou do seu orçamento. Quanto mais dias melhor, sempre. Porém dá pra fazer um roteiro legal dentro da sua possibilidade!

Definido o período e a quantidade de dias, é importante conhecer seu grupo e entender os desejos, necessidades e restrições de cada um. Orlando tem diversas opções de passeios e eu acredito que agrade uma grande diversidade de pessoas. Como eu sou meio viciada em listas, eu sugiro o seguinte:

Faça uma lista com o nome de cada um e peça para que essas pessoas digam do que gostam mais (ou você mesmo com base no que conhece de cada um). No meu caso, por exemplo, que vou viajar sozinha e sei que minha preferência sempre é parque, me programo para mais dias de parque. Para isso é importante ter pesquisado um pouco sobre os parques, sobre os passeios possíveis. Vou deixar no final do post meus sites e grupos de facebook preferidos, ok?  Lembre-se de considerar que crianças e pessoas mais velhas podem se cansar mais fácil, então nada de ficar forçando ninguém que não esteja disposto a fazer maratona de parques sem descanso, ein?

Com base nisso, entenda que será muito difícil gabaritar a cidade, a não ser que você tenha muito tempo disponível, e dinheiro também (claro). Então eleja as coisas que são mais importantes para cada um e dê preferência aquelas que se coincidem. Se vocês não se importarem de fazer coisas separados, então cada um pode montar seu próprio roteiro e tudo certo, mas se todos farão as mesmas coisas juntas é interessante tentar colocar atividades que todos vão curtir como prioritárias. E isso serve para qualquer viagem, certo?



Vou começar distribuindo os parques que são a minha preferência, sempre.

A gente sempre vê sugestão de intercalar dias de parque com dias "livres" que na verdade são dias para outros passeios, a não ser que vocês queiram de fato tirar alguns dias para aproveitarem o hotel em que estão hospedados, mas é que os parques consomem bastante energia mesmo. O recomendado é chegar cedo e se você ficar até o encerramento (os shows são lindos), vai passar o dia todo andando. Cheguei a andar mais de 15 km no Magic Kingdom um dia, por isso é importante, se você puder, colocar alguns dias com programações mais leves no meio da viagem. Pra mim acaba sendo impossível fazer um dia de parque e um dia livre porque eu sempre quero passar o máximo de tempo possível dentro do parque, então tento fazer "blocos" de dias de parque em que eu tenha parques maiores misturados com parques "menores" ou que tenham um horário de funcionamento mais curto.

Além disso, verificar os dias em que os parques tenham eventos que interfiram nos horários de funcionamento, por exemplo a festa de Halloween ou de Natal da Disney, nesses dias o parque costuma fechar mais cedo para quem não vai participar do evento e você acaba perdendo horas de parque pelas quais teoricamente você pagou e isso não é legal. Outra coisa a ser considerada são os dias em que os parques da Disney abrem mais cedo ou fecham mais tarde para hóspedes do complexo do Walt Disney World e aqui tudo depende se você é ou não um hóspede Disney porque se for, esses dias são interessantes para você aproveitar mais tempo de parque, principalmente de manhã, mas caso você não seja um hóspede tente evitar esses dias se possível, pois os parques que oferecem essas Extra Magic Hours (vou chamar de EMH a partir de agora) estarão mais cheios, uma vez que os hóspedes Disney darão preferência para visitar esses parques nesses dias. O Horário de funcionamento dos parques pode ser visto no site ou aplicativo da Disney, sempre com 180 dias de antecedência, mas confirme sempre, pois pode ser alterado.

A decoração de Halloween é uma graça!

Vale comentar que em Orlando você sempre vai enfrentar algumas filas, então é bom alinhar a expectativa de que quando eu falo para evitar os dias de parque mais cheio, não significa que eles estarão vazios nos outros dias. Mas, por exemplo, aos finais de semana, os parques costumam estar mais cheios também, principalmente o Magic Kingdom, os parques da Universal Studios e as vezes até o Epcot, pois muita gente que mora na cidade vai lá para comer nos restaurantes. Também existe um consenso de que o Magic Kingdom fica bem cheio às segundas-feiras, pois muitas famílias chegam à cidade no Domingo e escolhem passar o primeiro dia de parque no parque que mais representa a Magia Disney!

Se eu tiver que dividir entre parques Grandes e Parques menores, eu dividiria os principais parques da seguinte forma:

Maiores: Magic Kingdom e Epcot, Bush Gardens (não conheço o parque então nem falo pelo tamanho, mas pelo fato de ficar em outra cidade, talvez seja interessante um dia livre antes ou depois dele, o mesmo vale para Legoland, ambos ficam em Tampa).
Menores: Hollywood Studios, Animal Kingdom, Universal Studios, Island Of Adventure, Sea World, Volcano Bay, Typhoon Lagoon, Blizzard Beach.
Com as novas áreas do Hollywood Studios, pode ser que ele também tenha ficado mais cansativo, mas vou mantê-lo na categoria dos menores. Além desses também tem o Discovery Cove que é um parque mais para descanso mesmo.
Antes de tudo, é necessário escolher para quais parques você e seu grupo irão. Esse ano eu comprei ingressos somente para Disney e Universal Studios. O Sea World eu vou decidir lá se vou querer ir, mas acredito que não irei.

Esse ano, meu roteiro ficou bastante apertado, então tem situações em que eu faço 4 dias de parques seguidos, porém eu tentei separar os parques de forma que o dia livre fique antes ou depois do maior parque do bloco.  Vou descrever meu roteiro conforme ele está hoje enquanto escrevo essa postagem, fazendo comentários onde eu achar pertinente, ok? Hoje vou falar somente dos parques e dias livres, sem detalhar muito o que farei nesses dias que não há parque.


  • Dia 1 (segunda-feira): Check in no hotel
  • Dia 2 (terça-feira): Animal Kingdom
  • Dia 3 (quarta-feira): Magic Kingdom
  • Dia 4 (quinta-feira): Hollywood Studios
  • Dia 5 (sexta-feira): Universal Studios
  • Dia 6 (sábado): LIVRE
  • Dia 7 (domingo): Island of Adventure
  • Dia 8 (segunda-feira): Epcot
  • Dia 9 (terça-feira): Universal Studios
  • Dia 10 (quarta-feira): Magic Kingdom
  • Dia 11 (quinta-feira): MANHÃ LIVRE / FESTA DE HALLOWEEN
  • Dia 12 (sexta-feira): Animal Kingdom
  • Dia 13 (sábado): Island of Adventures
  • Dia 14 (domingo): Epcot
  • Dia 15 (segunda-feira): LIVRE
  • Dia 16 (terça-feira): Hollywood Studios
  • Dia 17 (quarta-feira): CHECK OUT


Esse ano eu resolvi que repetiria todos os parques da Disney (talvez não o EPCOT, por enquanto coloquei ele, porém até o dia de marcar os Fast Pass eu decido isso), mas vocês não precisam fazer isso, ok? Então com certeza o roteiro de vocês teria muito mais dias livres. Coloquei também os parques da Universal repetidos, porém pode ser que eu tire um desses dias para sobrar mais um dia livre. A escolha dos dias do Magic Kingdom se deu por conta das datas em que não há festa de Halloween, o que acontece quase todos os dias de outubro.

Como na Disney temos o direito de marcar os fast passes com 30 dias de antecedência, eu tento deixar esses parques organizados no roteiro com uma antecedência maior, os demais parques podem ser reorganizados até o dia do passeio.

Nos dias livres eu me planejo para algum café da manhã em hotel Disney que eu tenha vontade de ir, compras e Disney Springs, também posso almoçar ou jantar em algum outro restaurante fora dos parques que eu sinta vontade. Mas principalmente acordar um pouco mais tarde, porque sou dessas que abre e fecha os parques, então poder dormir um pouco mais já ajuda a descansar.

Cinderela Castle - Magic Kingdom: Foto disponibilizada no pacote Memory Maker


Acredito que sobre a divisão dos parques essas sejam as principais informações que eu tenho para passar. Além disso, disponibilizei o modelo de tabela que criei para montar meu roteiro para download, peço por favor que quem for utilizar, faça o download para seu computador, ou drive e só então comece a editar. Nessa tabela tem espaço para 3 semanas, mas vocês podem aumentar ou reduzir conforme sentirem necessidade. Deixo também os campos para colocar as refeições, onde vocês podem anotar caso tenham alguma reserva, por exemplo. Para fazer o download, clique aqui.

Como prometido, segue minha lista de sites, grupos e aplicativos preferidos sobre o assunto:

Sites: Vai pra Disney? / Andreza Dica e Indica
Grupos: Coisas de Orlando / Magia em Orlando / Andreza Dica e Indica

Sei que ficou gigante a postagem, mas tentei dividir o máximo de critérios que eu uso nos meus roteiros e também dicas que recebi e acho boas! Pretendo falar um pouco mais sobre roteiro nos próximos posts, mas se quiserem algum outro assunto, podem pedir nos comentários. Se quiserem ajuda com seus roteiros, também podem falar ai em baixo que eu vou adorar ajudar!

Comentários

  1. Este post está tão completo e incrível que bateu uma vontade ainda maior de conhecer a Disney um dia ♥

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu pretendo colocar mais algumas coisas, caso queira sugerir algo. Também tenho alguns posts sobre meu planejamento da outra viagem que fiz em 2016, na categoria VIAGENS.

      Um beijo!!

      Excluir
  2. Ai que demaaais esse post! Tenho muita vontade de conhecer a Disney, principalmente na época do Halloween! Fica tudo tão lindoo e eu amo as decorações!
    Beijos

    Fe
    www.femrgd.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Eu amo essa época do Halloween na Disney! Eu até penso em me planejar pra outra época, mas só me vem Halloween no meu coração!

      Obrigada pelo Carinho!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Adoro esses posts cheio de detalhes, porque me dá mais segurança para quando eu for planejar a minha viagem! :) Coisa mais linda essas fotos todas :) Amo!

    Obrigada por ser sempre tão generosa e compartilhar tudo o que sabe.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe, obrigada pelo carinho sempre!
      Quando for planejar a sua, eu te dou as dicas pessoalmente! Pode deixar, eu amo falar de Disney!

      <3

      Um beijo!!

      Excluir
  4. Quantas dicas impecáveis! Nunca fui pra Disney e sonho demais em realizar isso. AMEI o roteiro que já deixou pra gente e o tanto de alertas bem pontuados. Ah, e eu amaria o canal, viu? Tô aqui no aguardo. <3

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Quem sabe um dia né? Eu tentei gravar uns videozinhos pra fazer vlog, mas fiquei com tanta vergonha que parei no meio! Vou ver se dá pra fazer alguma coisa.

      Quando for pra lá, pode chamar porque eu amo falar desse assunto!

      Um beijo <3

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top