Apartamento 706 - Diários de Reforma #2

Em março, começou a reforma do apartamento, e esse segundo diário de reforma é para contar como foi a primeira semana de obra por lá. Estão preparados para um monte de fotos de coisas quebradas?

Nesse primeiro dia, eu estava em Osasco, portanto não fui ao apartamento, mas sei que chegaram os revestimentos que eu comprei (exceto o piso da cozinha) e o pessoal da empresa começou a tirar os revestimentos da cozinha e da lavanderia e também marcar os locais onde seriam instalados os novos pontos de tomada. Na cozinha, foi mantido o revestimento da parede original na região abaixo da bancada da pia apenas. O restante foi removido e somente será instalado o novo revestimento acima da bancada, as outras partes serão pintadas com tinta própria que é impermeável (esqueci o nome agora, se alguém souber, comenta ai, por favor!).

Parte dos revestimentos e materiais básicos para início do trabalho
Após a remoção do piso da cozinha e da lavanderia

Apenas o revestimento abaixo da pia foi mantido.


No dia seguinte foi removido o piso e o azulejo do banheiro. Também começaram a fazer as bases onde serão instalados o balcão e o armário da cozinha. O que é uma ótima idéia para quem quer mais resistência no fundo desses armários, além de que como o meu piso da cozinha seria um pouco mais caro, fazendo a base em alvenaria, eu não precisaria revestir essas áreas, economizando em material (o que é ótimo, porque obra é um trem que leva todo nosso dinheiro embora). Para os rodapés dessas bases (ou rodabase como costumam chamar, mas não gosto dessa palavra rs) vamos usar o mesmo revestimento da lavanderia / banheiro.

Era uma vez, um banheiro

Também foi instalado o revestimento que ficaria acima da bancada da cozinha, que é o único ponto onde instalaremos o novo revestimento. Porém como a parede é meio torta e eu descobri depois que isso não é coisa rara de se encontrar em reformas, optamos por remover e refazer depois de instalada a pedra da cozinha, porque ai o recorte será feito de outra forma para minimizar o "defeito" da parede, pois por conta da paginação escolhida, ficou muito aparente o problema.

Coloquei essa foto somente como um spoiler de como vai ficar. Uma pena que precisou remover.

Foi refeita a impermeabilização do banheiro e da lavanderia. A construtora entrega impermeabilizado, mas como removemos os revestimentos, é necessário refazer essa impermeabilização nas áreas molhadas antes de instalar o piso novo para evitar problemas. Depois foi instalado o novo piso no banheiro. Quem acompanhou no instagram, viu que escolhi um porcelanato acinzentado que se assemelha ao cimento queimado. Além disso descobri que não ia dar para trocar a soleira, porque a forma como ela foi instalada ia dificultar muito a remoção, podendo danificar a guarnição da porta, então vamos buscar uma outra alternativa. Eu já ouvi falar que é possível pintar!

Quando eu cheguei, ele estava terminando de instalar
Uma curiosidade sobre esse piso: Eu não queria de jeito nenhum o tal cimento queimado, porém depois de ver uma amostra do revestimento com os outros que iriam ser utilizados no banheiro, eu me apaixonei pela composição e não tive mais dúvidas. Por isso é importante visualizar os revestimentos juntos e entender como eles conversam entre si. As vezes pensamos em várias coisas que mesmo sendo muito bonitas, não fazem uma combinação que nos agrade, mas só descobrimos isso vendo tudo junto.

Infelizmente, devido a alguns problemas, na quinta feira a obra precisou ser paralisada. E acabamos ficando com a obra parada uma semana certinho. Ainda assim, o serviço andou bem até esse dia. Foi muito importante ter contratado a arquiteta para me auxiliar, pois ela tomou a frente para resolver todos os problemas e burocracias que apareceram, mesmo porque eu estava vivendo uma semana caótica no trabalho. Então ficamos sempre em contato e ela foi resolvendo as coisas e me atualizando.

Lista dos revestimentos mostrados no post:
Piso do banheiro:
Portinari Downtown HD GR Natural 58,4cm x 58,4cm
Revestimento da cozinha: Portinari Bella Vita WH LUX (branco), Portinari Bella Vita SPK LUX (rosa), Portinari Bella Vita BL LUX (azul).

Sobre a primeira semana foi isso. Achei que rolou tudo bem rápido por lá, mesmo com a paralização imprevista. Algo que é necessário estar preparado sempre, pois imprevistos sempre acontecem.

Em breve, os próximos capítulos!

Comentários

  1. Oie,
    Adorei o post sobre a reforma, já estou curiosa para ver como vai ser quando ficar pronto.
    Infelizmente esse tipo de erro é muito comum em paredes, e principalmente em pisos. Aqui em casa é um desespero quando precisamos lavar a cozinha e algumas outras áreas, a água vai para o meio, é triste. Mas isso muitas vezes é por conta da falta de um profissional adequado acompanhando a obra. Que bom que você contratou uma arquiteta e ela está resolvendo tudo pra você.
    Boa sorte com o restante da obra.
    Beeeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazy, nem me fala de perrengue de obra haha. Parede torta eu descobri agora. A caída dos pisos já tinha vindo certinha com o revestimento da construtora, mas como eu pedi para trocar, precisei do apoio do pedreiro que fez direitinho!

      Contratar a arquiteta foi o preço do sossego! haha

      Um beijo e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Ai, que delícia essa fase de obras, de fazer cada coisinha do nosso jeito... Deu saudade de quando rolaram as obras do meu apartamento. Cada decisão é MUITO pensada ~ e comemorada depois, né? Especialmente quando a gente vê que ficou do jeitinho que a gente queria. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, nem me fale. É muito difícil ter que tomar tanta decisão sozinha. Mas cada vez que eu vou ao apartamento e vejo o que mudou fico muito emocionada e orgulhosa do que estou conquistando!

      Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Eu amo acompanhar reformas <3
    Sei que dão muita dor de cabeça, mas no final vale a pena. Amei a publicação

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci
      Pois é, sempre aparece alguma coisa que a gente não estava esperando... Mas cada vez que chego lá e vejo algo novo, fico impressionada.

      Um beijo,
      Line

      Excluir
  4. Miga, acho que ter alguém pra resolver problemas é a melhor coisa que a gente faz, ainda mais quando a gente não entende muito do assunto.
    Certeza que, apesar dos contratempos, a casa ficará linda!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amiga,
      A arquiteta tem me ajudado bastante mesmo. Tem dias que não sei o que faria sem ela. Chorar? Haha.

      Não vejo a hora de ficar tudo pronto!

      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top