Um novo vício: Studio vlogs

Eu tive uma ideia em janeiro. Começar um pequeno negócio artesanal. E buscando algum direcionamento eu acabei em um vídeo de Studio Vlog. Eu acho que já tinha passado por esse tipo de conteúdo alguma vez, mas nunca me atentei à riqueza que ele tem. Então me encantei. E quando eu me encanto eu dedico um bom tempo ao que me encanta. Logo, de material de apoio e pesquisa, virou uma paixão. Tanto que decidi escrever um post só pra falar sobre isso.

O que são os studio vlogs, afinal? Eu percebi que é uma coisa mais das gringas, onde donas de pequenos negócios dividem suas rotinas, conquistas e processos criativos e produtivos com seus seguidores e clientes. Pra quem gosta de vídeos onde as empreendedoras embalam pedidos, eu acredito que os studio vlogs são uma versão premium plus diamante desse conteúdo. E esses vídeos viraram meus companheiros pra quando eu quero descansar depois do almoço, e quando o Everton está em casa ele gosta das musiquinhas de fundo porque são bem relaxantes principalmente pra descansar depois do almoço...  E também quando estou produzindo minhas peças e fazendo testes para meus produtos da minha loja.

Além da quantidade de coisa sobre administrar um negócio, tanto financeiramente quanto emocionalmente que estou aprendendo, eu também estou melhorando meu inglês, já que majoritariamente os vídeos que encontrei são em inglês. Já tenho alguns canais favoritos, mas sempre me permito ver novos. Dia desses achei um canal brasileiro e fiquei super feliz, porque é um conteúdo que pretendo fazer em breve, quando eu conseguir lançar a loja e entender o fluxo dela.

Vou dividir o ouro com vocês e indicar algumas artistas para quem tiver interesse nesse assunto. São negócios variados, então tem pra todos os gostos. Tem as meninas que falam mais, tem as que falam menos, tem as que filmam e depois narram, tem as que conversam com a audiência e eu gosto de todas! Pra quem não fala inglês, dá pra usar a tradução automática do Youtube. Não é perfeita, mas dá pra entender o que está acontecendo. E se vocês tiverem algum canal pra me indicar, façam isso nos comentários, por favor, principalmente se puderem me indicar artistas brasileiras pra eu poder conhecer seus trabalhos.

Segue uma lista de canais que eu gosto muito e que me trazem muita paz. Já vou deixar o link com o um dos últimos vídeos desses canais pra que vocês possam conhecer.




A Genna é super fofa e ela faz pelúcias em crochê que são a coisa mais linda! Ela fala sobre as encomendas que recebeu, mostra as receitas que cria e também tem falado bastante sobre preparação e resultados de feiras que ela participa. Eu adoro as pelúcias que ela faz e a transparência dela ao dividir seus resultados e sua rotina com a audiência dela. E ela tem pets fofinhos que de vez em quando aparecem nos vídeos (o que é algo que acontece com quase todas as meninas que eu acompanho).




A Lauren trabalha com ilustração, principalmente com adesivos, então nos seus vídeos ela compartilha momentos de criação dos seus desenhos e cartelas de adesivos, impressão, montagem de pedidos. Ela também faz peças em cerâmica plástica e todo o seu material é uma graça. O Canal dela tem uma vibe bem calminha e ela também compartilha parte da sua rotina com os avós, com quem ela vive. A música é sempre relaxante e eu gosto bastante dos vídeos dela.




A Ally tem um negócio bem diversificado. Ela trabalha com ilustração, adesivos, sublimação, estamparia e punch needle. Como eu estou montando um negócio e inicialmente também vou trabalhar com punch needle, ela é uma das minhas referências. A vibe do negócio dela é bem divertida e o canal passa essa energia bem alegre. Ela mostra o processo criativo e montagem de pedidos. Além de dividir parte da sua rotina em alguns vlogs.



A Edilene é brasileira e ela tem um negócio de papelaria, onde ela vende cadernos, planners, blocos, e esse tipo de material. Foi um dos últimos canais que eu descobri, mas eu gostei do conteúdo dela e estou trazendo para essa lista porque acho muito importante a gente acompanhar e fortalecer o nosso negócio nacional também. Ela divide sua rotina, dá dicas, mostra testes de materiais, produtos e também sua produção. Esse não é o último vídeo do canal, porque no último é um vídeo onde ela mostra plataformas para lojas online e o foco desse post são os os Studio vlogs então estou colocando o último studio vlog.




A Anna é uma artista ilustradora, ela vende produtos diversos feitos com suas ilustrações. Ela vende cadernos, bolsas, adesivos e etc. A loja e o canal dela tem essa vibe aconchegante (cozy) e ela mora nas montanhas, o que garante imagens lindíssimas durante seus vídeos. As ilustrações dela são encantadoras e o cachorrinho dela é muito fofo, ele sempre aparece deitado ou sentado no sofá em posições muito lindinhas de ver. Ela também mostra seu processo criativo, testes com novos materiais e montagem de pedidos. Muito lindo!






A Mia é uma artista que assim como a Ally, trabalha com estamparia, ilustração, adesivos e punch needle. Ela tem uma loja com a vibe bem colorida e alegre também e ela faz vlogs onde divide sua semana e eu gosto desse conteúdo porque consigo ver como ela distribui as tarefas da loja. Além de que tanto no canal dela, quanto em todos os outros, a gente percebe que são pessoas tocando esses negócios e que imprevistos acontecem e é necessário lidar com essas coisas e descobrir as melhores soluções. Ela também mostra a produção e embalagem dos pedidos. Ela tem uma variedade grande de produtos e é interessante ver como ela se organiza para produzir e dividir seu tempo entre todas as atividades de administração da sua loja.


Eu tenho visto muitos outros canais, mas quando você clica em um vídeo desses, outros são indicados e ai vocês podem explorar todo esse universo incrível dos studio vlogs. Se tudo der certo na minha vida eu pretendo gravar vlogs para minha loja também, porque eu sinto que eles humanizam o processo e aproximam as pessoas do nosso negócio porque quem gosta do que você produz vai entender como funciona o processo e também se sentir conectado com o seu negócio.

Em breve eu pretendo falar mais aqui também sobre todo o processo de desenvolvimento, criação e estudo que estou fazendo para lançar minha loja. Tenho consumido muito conteúdo de artistas de diversos segmentos e isso tem me feito muito bem, por essa razão quero trazer um pouco mais de arte para cá também. Espero que seja uma experiência boa para todos nós.

Vou pedir de novo aqui  no final que vocês me indiquem artistas para eu acompanhar porque é um conteúdo que tem me interessado muito.

Um abraço e até breve!

Comentários

  1. Muito legais esses canais de artesanato. Quem tem talento, tem né?

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, eu não sabia que esse estilo de vídeo tinha esse nome!
    Vou assistir alguns, eu adoro ver vídeos no youtube hehe!
    Inclusive, te desejo boa sorte no seu projeto artesanal, sucesso!! :)
    Ah, muito obrigada pelo comentário lá no blog! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga, já estou pronta pra ver os seus vídeos neste estilo!
    Eu passo horas vendo também, porque é o que gosto de ver quando estou tricotando (studio vlogs e gente que compra casa caindo aos pedaços e vai reformar td!).

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  4. Ah! Amei conhecer os Studios Vlogs, eu não sabia que tinha isso.
    Eu comecei um negócio tem pouco mais de um ano, e tem sido uma montanha russa entre equilíbrio e satisfação, principalmente porque sou CLT e ainda estudo (huahuahuahua).
    Porém, confesso que foi algo que eu sempre quis fazer, aos poucos estou estruturando todo o meu negócio na moda (que descobri que amo tanto!).
    Ps.: lendo sua postagem eu tive uma ideia animadora!

    ResponderExcluir
  5. esse tipo de conteúdo é muito gostosinho de acompanhar mesmo :)

    na época que eu acompanhava mais gostava muito de assistir os da katnipp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top