Motivos para ter um hobby em 2024

Eu decidi que esse ano eu retomaria meus hobbies com intenção e presença. E pensei muito em quais dessas atividades eu colocaria como prioridades porque eu gosto de muitas coisas e sempre encontro um hobby novo. Para não ficar com muitas coisas em aberto eu decidi escolher algumas coisas para priorizar e me dedicar mais esse ano. Quero dividir essa lista aqui e também algumas razões para que vocês também escolham pelo menos um hobby em 2024 e nós vamos começar por essa parte.


Foto de Imani na Unsplash


Hobbies são atividades que a gente pratica por prazer, antes eram chamados de passatempo, mas eu acho que vão além de coisas feitas para matar tempo, para lidar com o ócio. Eu costumo dizer que um hobby é um lugar onde a gente pode ser quem a gente é com liberdade para errar, com todo o capricho que a gente sente que as vezes não consegue colocar nas atividades do dia a dia por motivos externos.

Um hobby é uma atividade que não vai te dar o seu sustento, então você pode realizar isso com tranquilidade e sem pressão. E é assim que tem que ser. Algumas vezes a gente monetiza um hobby, mas isso não é regra e mesmo quando a gente tem um hobby pelo qual as pessoas nos pagam, é importante ter atividades que a gente faz só porque gosta! Que os coaches financeiros não me escutem, mas nem tudo é sobre ganhar dinheiro nessa vida! A gente precisa de liberdade e até mesmo poder fazer algumas coisas de forma mediana só porque gosta de fazer e sem se preocupar com performance e produtividade. Eu preciso, pelo menos. 

E eu falo isso como alguém que está começando um negócio baseado em um dos meus hobbies, mas eu já separei o que e como eu quero vender e tenho outras coisas que estão num cantinho guardado para que eu somente faça o que gosto sem a preocupação de que aquilo tem que ser perfeito para pagar boletos.

Um hobby nem sempre é uma atividade manual (embora elas sejam ótimas), você pode gostar de colecionar coisas, de jogar videogame, ou praticar algum esporte de maneira não profissional, eu gosto de dançar. E a dança, embora envolva o compromisso de ir as aulas, não me sobrecarrega ou pressiona, eu danço porque dançar me devolve para meu corpo.

Hobbies também podem ser coisas que você faz para desligar da loucura do dia a dia e tirar um tempo de descanso ativo como a leitura, a escrita, a meditação... qualquer coisa que você julgue agradáveis e positivas.

Assim como eu gosto de bordar, de fazer crochê, de escrever e de jogar videogame porque essas coisas me deixam perto de mim e isso é difícil de explicar as vezes, mas é tão gostoso de sentir. Escolha um hobby pela liberdade de tentar e errar e aprender e se maravilhar com as coisas bonitas e divertidas que você pode fazer.

Para 2024 eu escolhi alguns hobbies e queria dividir aqui.

- Escrita (escrever aqui e no meu diário e isso inclui visitar outros blogs também)
- Crochê (porque eu amo ver quantas coisas bonitas eu consigo fazer com linha e agulha)
- Punch Needle (pelo mesmo motivo do crochê)
- Livros de colorir (eu comprei uma caixa de lápis e alguns livros e quero só poder sentar e pintar, mesmo sabendo que não sou um talento na pintura)
- Videogame (porque eu gosto)
- Dança (porque eu preciso mover meu corpo e a dança é uma maneira bonita de fazer isso).

Eu espero ter pelo menos despertado em vocês a curiosidade para testar coisas novas ou retomar aqueles seus projetos que estão em algum cantinho por ai.

Quais são os Hobbies que vocês escolheram para esse ano? O que vocês gostariam de tentar pela primeira vez?


Comentários

  1. Amiga, me ensina o punch needles? Eles parecem interessantes!
    Eu quero focar na aquarela e aprender coisas novas no tricô (ainda não sei tricô circular). Tricô, em especial, me ajuda com as crises de ansiedade.
    Amei o post!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe, punch needle é uma delícia. As vezes irritante kkkk mas uma delícia.
      Eu gostei muito de tricô circular e eu acho que isso tem a ver com minha facilidade no crochê circular por conta dos amigurumis, então tenho mto mais facilidade. Quero tricotar esse ano também, mas to focada agora no punch needle...

      Vamos falar mais sobre isso!

      Um beijo

      Excluir
  2. Oi, Aline!
    Primeiro venho agradecer a visita lá no meu cantinho! Seja bem-vinda!!
    Sobre os Hobbies tenho que dizer que estou na mesma ideia que você. Escolhi alguns para relaxar, outros para fazer uma renda extra, porque tenho um baby chegando em poucos dias. Mas quero fazer tudo com tranquilidade sem me sobrecarregar.

    Feliz em saber que vais continuar escrevendo aqui no blog! Passarei sempre para tomar um café!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, sei que já faz um tempinho então talvez seu bebê já tenha até chegado. Espero que esteja tudo bem por ai!

      Quero saber o que você tem feito de hobby também, adoro falar dessas coisas. E sim, temos que fazer com calma, acredito que até aquilo que a gente vai monetizar, tem que ser com tranquilidade porque envolve uma coisa que a gente gosta muito e não queremos deixar de gostar, né? Se não é nosso sustento principal, não tem porque ter pressão.

      Um beijo e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  3. Oiê Aline!
    Eu não sei o que é fazer algo por hobby a muito tempo.
    O único hobby que eu tinha era desenhar, mas tive um bloqueio que me travou durante anos!
    Esse ano estou querendo retornar a desenhar, fazer desenhos de moda.
    Essa vontade está gritando aqui no meu peito, mas ainda não comecei. huahuahua
    Tenho que encontrar um tempinho para fazer isso.

    Até mais Aline!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolini,
      Alguns hobbies acabam exigindo algum planejamento mesmo. Tem coisa que a gente sai carregando por ai e faz no ônibus, na recepção de um médico rs mas desenhar exige um pouco. Mas você pode ter um caderninho pra fazer uns rascunhos enquanto estiver fora de casa e depois completá-los ou refazê-los em casa, não sei como é sua rotina, mas o importante é começar. E também não precisa ser algo que você faz todo dia, você só precisa estar presente enquanto faz.
      Quando voltar a desenhar, eu quero poder ver seus desenhos, porque desenhos de moda são incríveis!

      Um beijo e até mais.

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top