Primeiras impressões sobre o Ensino A Distância

Há alguns dias postei aqui sobre ter passado no vestibular e que estudaria em uma Universidade que somente possui cursos na modalidade EAD. Hoje venho contar como têm sido a experiência nesse primeiro bimestre de aulas.

A primeira coisa que entendi, aprendi, observei é que eu preciso urgentemente montar uma forma de me organizar para dar conta de todas as coisas que preciso assistir e entregar da faculdade e isso é sério! Eu sou procrastinadora de carteirinha e se eu não sentar e estudar eu vou me enrolar mesmo.



Outra coisa que eu observei é que é muito mais difícil estudar à distância, mas muito mais difícil mesmo! Quando você tem uma dúvida, tem que ir atrás no fórum ou então em outros portais para poder solucionar as dúvidas. E algumas vezes a gente se depara com fóruns em em que não tem muita interação, logo é bem complicado. O jeito é apelar para o Google.



Algumas informações sobre o formato do curso:

  • O curso é dividido em bimestres, onde eu cursarei 4 matérias por bimestre.
  • O material é disponibilizado a cada semana sempre às quartas feiras para todas as matérias e é composto por videoaulas e a quantidade depende muito do tópico da semana. Além das videoaulas há também textos-base e vídeos e textos de apoio, além das atividades.
  • Para o primeiro bimestre foram 6 semanas de aulas com novos assuntos e a 7ª semana para revisão, o que acredito que acontecerá nos próximos bimestres também.
  • Dependendo da matéria, em todas as semanas há atividades para nota. Em matemática, por exemplo, sempre tem exercícios de apoio também.
  • Há um calendário pré definido com as datas das aulas presenciais e visitas ao polo para o semestre, então consigo me programar.


É um desafio bem grande começar uma faculdade à distância depois de tanto tempo sem estudar. Estou enferrujada nos assuntos de matemática e também sem noção de organização para inserir essa nova atividade no meu dia-a-dia. Consegui melhorar um pouco nas últimas semanas, mas ai eu já tinha um monte de matéria acumulada então foi bem complicado compensar, mas com a virada do bimestre, acredito que as lições aprendidas me ajudarão a não chegar a este ponto novamente.

Estudar é algo de que gosto bastante e depois de todo o nervosismo e da confusão do começo do bimestre eu estou bem mais tranquila agora. Esse mês já fiz as provas das 2 matérias que não pedi aproveitamento (Matemática e Introdução a Engenharia), ainda estou esperando para entender como será a partir do próximo bimestre.

Outra coisa importante é

Se eu acho que vale a pena estudar a distância? A qualidade do seu aprendizado vai depender 99,9% da sua disciplina e interesse. Os professores que dão as aulas na UniVesp, por exemplo, são professores da USP, da UNICAMP, e outras grandes universidades públicas, a diferença é que eles não estão na nossa frente para tirarmos as dúvidas. Então se você estiver disposto a dedicar muitas horas para o estudo e também tiver disciplina para tal, a flexibilidade do ensino a distância vale muito a pena. Eu, por exemplo, já precisei estudar de madrugada por conta do horário em que estava trabalhando, se fosse um curso presencial eu teria perdido essas aulas. Também consigo correr com as matérias em alguns dias de folga (quando estou com folga grande, por exemplo).

Outro benefício é que minha turma é bacana, temos um grupo no Whats app onde trocamos informações e nos ajudamos a solucionar dúvidas, o que ajuda na nossa socialização, uma vez que nos vemos pouco e no próximo semestre já teremos o desenvolvimento de um projeto.

Acredito que consegui transmitir a maioria das informações pertinentes sobre o assunto. Qualquer dúvida e opinião que vocês tenham é bem vinda e eu vou adorar conversar sobre isso com vocês. Vou aproveitar essa semaninha sem matérias para escrever um pouco para o blog, pois estou com saudade!

Comentários

  1. Line, que bacaba que você está estudando de novo! :)
    Eu não sei se eu teria condições de fazer um curso à distância por tudo isso que vc falou de se organizar. Admiro quem cursa assim ♥
    Tenho certeza que tudo dará certo :)

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe, eu não consegui fazer e olha que nem foi tanto por desorganização minha.
      Agora vou ter que pensar outra coisa pra estudar porque ser engenheira vai ser difícil.

      Mesmo eu tendo saído do curso, acho que deu tudo certo sim!

      Muito obrigada pelo carinho.

      Um beijo.

      Excluir
  2. menina, eu tinha disciplinas ead quando fiz faculdade. eram as únicas em que fiquei de recuperação, simplesmente por causa de prazos. ja iniciei vários cursos ead e nunca completei, por falta de disciplina mesmo. mas não desisto! quero deixar de procrastinar e aproveitar essas novas tecnologias, porque ajuda muito!

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen, desculpa a demora em responder, estive afastada do blog e estou retornando agora.

      Essa questão dos prazos me incomodava muito porque num curso presencial, as vezes você conseguia negociar que não tivesse 4 matérias com entrega de atividade na mesma data, no EAD não dá haha.

      Mas no fim, Acabei saindo do curso, não rolou pra mim.

      Eu vou tentar fazer uns cursos no Eduk que ainda tenho assinatura ativa até maio pra testar. Mas graduação vai ser difícil.

      Um beijo,
      Aline.

      Excluir
  3. Sabe que, apesar do meu mestrado ser presencial, eu tenho até que bastante aulas online. No começo eu fiquei com medo, e muita gente me aterrorizou dizendo que seria muito difícil de se disciplinar, que aula online acaba prejudicando o aprendizado. Que nada! Eu amei tanto que, mesmo quando algumas têm a opção de ser no campus, eu acabo escolhendo online.
    Adoro a liberdade de assistir os videos dentro do meu ritmo, pausar no que não entendo, ir mais rápido no que já aprendi. Acho que colabora com um ensino muito mais personalizado e a gente acaba tirando muito mais proveito do que o professor tem para ensinar.
    Dito isso, fiquei com invejinha do grupo de whats da sua sala, já que americano não usa whats e a comunicação é meio capenga =/.
    Nas minhas aulas tb tem atividades para nota toda semana e confesso que isso me deixa um tantinho pistola, rs. Preferia uma atividade maior no final do mês ou coisa parecida, odeio ficar atolada em prazos toda semana.

    Volta aqui pra contar mais como está sendo sua experiência! Beijos sua linda :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kari,
      Eu vi que você desativou seu blog. Também não sei se vai ler essa resposta. Mas eu acabei desistindo do curso.

      Era muito legal sim o grupo da turma porque quebrava bastante o galho quando a gente se desesperava com prazos.

      Também detesto esse negócio de atividade semanal. Entendo que num curso EAD seja uma forma de obrigar a pessoa a acompanhar as semanas, mas como eu fazia maratona das aulas na folga, começou a ficar meio difícil administrar (e dormir rs).

      Espero que vc esteja bem. Um beijo;*

      Excluir
  4. Adorei sua experiência! Eu fiz pós a distância e adorei pela flexibilidade. Claro, que me exigiu uma puta esforço no começo, pq eu também sou procrastinadora de carteirinha. Cheguei a perder umas duas provas inclusive, por falta de organização, mas depois que se aprende a lição é sucesso! E eu desejo o mesmo sucesso a você, aproveite essa nova fase. Estudar dá uma rejuvenescida na gente! Ajuda a renovar as ideias a respirar novos ares com novas pessoas!
    Aliás, obrigada pelo carinho lá no meu blog, agora estou tentando um novo endereço:
    www.vestidadeceu.blogspot.com.br

    Se puder dá uma passadinha lá!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, fiquei um tempinho longe do blog e ainda tô achando uns comentários sem resposta, me desculpe a demora.

      Infelizmente (ou não) eu percebi no final do primeiro semestre que não queria continuar no curso e abandonei. A qualidade do curso era boa e eu estava começando a me adaptar, porém havia incômodos que eu não ia querer levar adiante. Agora preciso descobrir qual caminho seguir porque quero muito voltar a estudar.

      Um beijo,
      Aline.

      Excluir
  5. Aline, esse ano vou começar uma faculdade a distância e seu post apareceu na hora certa! Estou bem ansiosa com tudo isso, até porque vai ser Administração, e eu não sou muito boa em matemática e isso me deixa bem receosa. Eu escolhi a opção EAD por questão de ser mais em conta e posso ter mais tempo de me dedicar ao meu primeiro curso que é jornalismo. Mas a questão da disciplina é essencial para quem estudar em casa. Boa sorte para nós!
    Beijos
    Me chame de Gabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Eu acabei saindo do curso, mas eu acho o EAD importantíssimo para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

      Espero que você esteja gostando do seu curso.

      Um beijo,
      Aline

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top