Como eu organizei meus documentos e papéis

Esta postagem faz parte do projeto 101 coisas em 1001 dias.
Quando eu comecei a montar minha lista, escolhi metas que eu acreditava que me trariam algum benefício, tanto na questão das sensações e aprendizados quanto em qualidade de vida e nessa parte eu percebi que eu precisava ser pelo menos um pouco organizada, já que não era nada! Então decidi que queria tirar um dia para organizar minha gaveta (sim, você leu direito, eu tinha uma gaveta) de documentos e papéis que eu acreditava serem importantes. Mas tudo estava jogado na gaveta, porque antes tinha uma pasta, mas sempre que eu tirava algo da pasta eu não devolvia e também havia alguns saquinhos com contas e faturas pagas que eu conseguia pelo menos manter no saquinho, mas ainda assim desorganizadas. Aquilo me incomodava, mas eu não tinha disposição para arrumar. Como fiz disso uma meta, tive que me inspirar e fazer... Vou contar como eu fiz porque talvez sirva de inspiração para alguém. Ah, tudo foi feito em duas etapas.

Vale lembrar que algum tempo antes eu fiz uma pesquisa sobre o tempo pelo qual eu deveria guardar os comprovantes de pagamentos por questões legais e tudo mais, porque não dá pra sair só jogando tudo fora, né? Ah, também comprei uma pasta daquelas com divisórias para guardar os documentos. Na Kalunga, ela custa R$ 12,00. Mas se você quiser fazer a sua, encontrei até um passo-a-passo!



(Foto: damasklove.com)


Coloquei minha playlist do Spotfy (aquela que tem até Justin Bieber hahaha) e tirei tudo o que estava na gaveta. Sabendo o que eu precisava guardar, fui somente tirando o que iria para o lixo, ou seja, as contas antigas, papéis aleatórios que guardei por razões que hoje desconheço e etc. Eu juro que tive a curiosidade de saber quanto papel estava saindo da minha vida gaveta então subi na balança com as 3 sacolinhas de bagunça e depois sem elas e olha, fiquei mais de 1kg mais leve! Pode não parecer, mas é muita coisa! Então cansei e coloquei o que era da pasta na pasta, e o resto voltou para os saquinhos e tudo para a gaveta para esperar minha coragem de terminar o serviço!

Sabe aquela minha idéia de no primeiro dia fazer só o descarte? Percebi que isso foi de certa forma um erro porque eu deveria pelo menos ter separado o que ficou por tipo, mas ok, não vamos chorar pelo leite derramado! No segundo dia eu peguei tudo da gaveta e comecei separando as contas por tipo já fazendo "montinhos" dos anos e em ordem. Exemplo: todas as contas de telefone, todas as faturas do cartão. Porque até então eu não lembrava que todos os anos, na fatura que tem vencimento em maio, as empresas têm obrigação por lei, de enviar ao consumidor a declaração anual de quitação de débitos. E essa declaração substitui todas as contas do ano anterior, o que economiza espaço e tempo procurando, caso você precise. Legal, né? Pois bem, eu havia separado os bolinhos de contas, depois peguei tudo o que era de um mesmo ano e coloquei em um saquinho identificado, agora de posse da nova informação, vou deixar apenas as declarações. Tudo isso ficou guardado em uma pasta.

Sobre os documentos, certificados, etc eu organizei na pasta sanfonada com divisórias identificando as abas de acordo com o que havia dentro. Exemplo: Recibos para IR 2017. Declarações antigas (lembrando que devemos guardar pelo menos as últimas 5), Certificados escolares, Certificados cursos, etc. Encontrei uma forma que funcionava para mim.

Resumindo: Eu tinha uma gaveta cheia de coisas jogadas e agora tenho duas pastas e um espaço livre naquela gaveta. Já tive a oportunidade de testar essa nova organização e fiquei muito feliz por encontrar o que precisava sem precisar revirar toda a gaveta. Meta concluída, agora é só manter! E o que eu percebi com isso? Que eu gastei ali umas 3 ou 4 horas para organizar tudo, mas agora eu vou economizar muito tempo quando precisar de qualquer coisa dali. E tempo é algo precioso!

Como vocês organizam seus papéis? Têm alguma dica para me dar? 



Comentários

  1. Amei o post.
    Agora que passei da fase onde eu naõ tinha que me preocupar com contas e papeladas estou começando a buscar sobre esses assuntos de organização pois sei o quão necessário é se organizar para levar uma vida ate mesmo mais saudável. Eu ainda tenho um pouco de dúvida com relação a quais papeis devo guardar por quanto tempo , porem vou buscar me informar mais. Adorei a sua dica e fiquei super inspirada para pegar a minha gaveta de papeis e dar uma faxina nela .
    Muito lindo seu blog ♥♥

    Beijão :*

    morenagraviola.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Então, eu não tinha o link dos períodos, mas acho que vou editar esse post com essa informação. Acredito que no mesmo site onde está a informação da declaração de quitação eles tenham essa info sobre os prazos...

      É bom você já começar com alguma sistemática de organização porque quanto mais demorar, mais vai ter que arrumar depois hahahaha.

      Depois me conta como fez?

      Beijão!

      Excluir
  2. Pasta sanfonada é vida, não é?
    Eu tbm me organizei assim!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê...
      É sim. Tenho uma com os materiais do trabalho aí achei que seria uma boa colocar os documentos em uma dessas também! :)

      Beijo!

      Excluir
  3. Que legal, Aline! Estou precisando muito de uma pasta sanfonada dessas, mas só estou encontrando com preços um pouco salgados, rs.
    Tenho muuitas provas e xerox da faculdade de semestres anteriores tudo guardados em gavetas e se acumulando! E não sei porque tenho essa mania de não jogar nada da faculdade fora! Rsrs
    Juro que vou tentar me organizar de alguma forma! :)
    Beijos
    www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      Elas são ótimas mesmo! Eu comprei numa papelaria aqui da minha cidade, paguei algo perto desse valor que encontrei na Kalunga mesmo.
      Nem me fale sobre não jogar as coisas fora, tenho muitos cadernos da faculdade aqui e nunca usei para fazer nenhuma consulta... Talvez eles entrem em alguma "faxina" futura, vou pensar!

      Tenta sim! Depois me conta como conseguiu?
      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Use o bom senso para comentar, pois não serão aprovados comentários contendo mensagens agressivas, de baixo calão ou preconceituosas. Vamos manter uma blogosfera agradável.

Deixe o endereço do seu blog para que eu possa conhecer também!

back to top